Um dia para rendermos homenagem às mulheres de Luz, pelo mês de março dedicado a todas elas. Foi assim, ao findar da tarde de quarta-feira, 23 de março, que o Museu Histórico de Luz - Casa Grande Capitão Dú  recebeu a educadora, bacharel em direito, Cândida Corrêa Cortes Carvalho para a abertura oficial da exposição “Mulheres que Escrevem Nossa História”, por meio de sua grande obra o Jornal de Luz - tombado como patrimônio histórico e cultural de Luz, do qual é fundadora, diretora e redatora há mais de 40 anos.

O momento intimista e simbólico, atentando-se para o momento sanitário atual, foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes nas dependências do espaço itinerante do Museu, reunindo familiares e amigos, contando com a participação do prefeito Agostinho Carlos Oliveira e do assessor especial de Cultura Fabrício Camargos.

A abertura da exposição foi ao som da apresentação da jovem artista Inês Venusta (Inês do Berrante), homenageando todas as mulheres. Dona Cândida recebeu das mãos do prefeito Agostinho e do assessor especial Fabrício Camargos uma placa de Honra ao Mérito pela  sua contribuição à história e cultura de Luz.

   

Em seu discurso, a homenageada relembrou sua trajetória de vida e sua luta para manter vivo o Jornal de Luz. “A primeira edição do Jornal de Luz circulou no dia 21 de abril de 1982 e a primeira entrevista foi com o então prefeito Juquita. É um jornal do bem que conta as coisas boas de Luz e segue uma linha educativa. [...] Quando ocupei o cargo de vereadora e presidente da Câmara de Luz, eu fui relatora na elaboração da Lei Orgânica do Município. Agradeço à Administração atual por esta linda homenagem à minha pessoa e ao Jornal de Luz, e dizer que tenho todas as edições do Jornal de Luz (tombado como patrimônio histórico e cultural) arquivadas em pasta”, observou Dona Cândida.

“As palavras não são suficientes para expressar o reconhecimento e o carinho que a população tem pela senhora (Dona Cândida). Seu nome é uma referência para a comunidade e inspiração para todos nós", destacou o prefeito Agostinho.


EXPOSIÇÃO

A exposição acontece na Galeria Itinerante do Museu Histórico Casa Grande e traz a primeira edição do Jornal de Luz datada de 1982, o processo de impressão do jornal desde sua fundação até os dias atuais, entre outros acervos particulares de Dona Cândida. 

A visitação pública da exposição está prevista para acontecer até meados de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no último sábado do mês, das 9h às 13h. “Além desta mostra, a população também pode fazer um tour pelo museu e contemplar outras peças expostas”, destaca a coordenação do Museu.