Nesta segunda-feira (17) ensolarada, o prefeito de Luz, Agostinho, visitou alguns pontos de estradas rurais atingidas pelas últimas fortes chuvas. Acompanhado pelo secretário de Obras, Américo Leite, e pelo chefe de manutenção de estradas rurais, Marcone Resende, o chefe do Executivo disse que as obras emergenciais estão sendo executadas em várias frentes, para agilizar ao máximo a reabertura das passagens rurais.

Entre os locais visitados hoje, o prefeito foi à MG-176, que liga Luz a Bambuí, no ponto onde está sendo feita uma ponte de madeira sobre o Córrego do Ribeiro, trecho de responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). “Estamos assumindo a construção dessa ponte, de forma rápida, e que servirá provisoriamente para o escoamento das mercadorias e passagem do pessoal. Seguimos o decreto de situação de emergência, em vigor por 180 dias, pois precisamos devolver às pessoas, o quanto antes, o direito de ir e vir pelas estradas rurais”, destacou Agostinho.
O prefeito e sua equipe estiveram, também, no chamado “Morro do Davi”, na estrada do Limoeiro, onde a situação se torna mais complicada, devido à presença de várias minas d´água que brotaram com as chuvas. “Avaliando com nossa equipe de Obras e Engenharia, verificou-se que há muitas minas nesse trecho do chamado “Morro do Davi”. O projeto da obra aqui é colocar drenos no meio da estrada, de fora a fora, levando essa água a desaguar fora da estrada, mais abaixo. Portanto, estamos trabalhando sem parar e pedimos compreensão de todos até que a estrada esteja de volta à normalidade”.
Desde a última quinta-feira (13/1), as equipes de Obras da Prefeitura de Luz trabalham na recuperação emergencial de pontos críticos das estradas rurais do município. O prefeito Agostinho informou, por meio de mensagem nas redes sociais, ter sido realizada uma reunião com representantes da Usina Raízen. “Foi muito produtiva a reunião. Os representantes da usina entenderam a necessidade de refinarmos as parcerias para cuidarmos melhor das estradas. Colocaram-se à disposição do município. Ficou acertado que, em um primeiro momento, será feito o serviço básico, para desobstruir as estradas mais danificadas. Depois, começaremos a arrumar, definitivamente, fazendo abaulamento, as saídas de água e colocando material nobre sobre a estrada”.

O prefeito ressaltou, ainda, que o material nobre será oferecido não só pela prefeitura, mas também pela Usina, pela Embaré, Cemil e outras empresas que compram leite em Luz, além dos próprios produtores rurais, como já têm sido feitas as parcerias.
Além do prefeito e do vice-prefeito, Leandro Araújo, participaram da reunião o procurador do município, Dr. Thiago Vinhal, o secretário de Obras, Américo Leite, o chefe de manutenção de estradas rurais, Marcone Resende, e o representante dos produtores rurais de Luz, Márcio Chaves.