Uma força tarefa composta por membros do Corpo de Bombeiros Militar de MG, Polícia Militar de Meio Ambiente, CONDEC (Conselho de defesa Civil de Luz), CODEMA, Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Engenharia da Prefeitura de Luz, Secretaria do Bem-Estar Social e os vereadores Bruninho Queiroz e Simone Cardoso, participaram na tarde desta segunda-feira, de uma vistoria no Açudão e Grandes Lagos, em Luz.

Foram vistoriados todos os açudes, seus aterros, as entradas de águas pluviais, os ladrões e dispositivos de controle de vazão. Os trabalhos tiveram um parecer satisfatório e favorável por parte da equipe em relação a segurança das barragens.

O Sargento João Paulo, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, afirmou que felizmente foi constatado que a barragem está íntegra. “Viemos a Luz a pedido do Prefeito Agostinho e do Secretário Mozart Basílio e fizemos a vistoria em toda a extensão da barragem do Açudão e Grandes Lagos e constatamos que a barragem está íntegra. Existe também um laudo atestando a integridade dessa barragem. Orientamos o monitoramento constante para que se verifique o nível das águas, evitando que ela possa transbordar, mas a princípio, a situação está controlada”, tranquilizou o Sargento.

Ainda assim, serão realizadas vistorias diárias, com orientação dos profissionais técnicos, para monitorar a situação dos açudes.

O prefeito Agostinho lembra ainda que os açudes possuem laudos técnicos que foram elaborados por engenheiros, que atestam a sua segurança. “A população de Luz pode ficar tranquila em relação a segurança dos açudes. Continuamos atentos e vigilantes à esta situação”, finalizou o prefeito.