APÓS TEMPORAL, LUZ INTENSIFICA BUSCA POR AUXÍLIO ESTADUAL ENQUANTO NÚMERO DE AFETADOS ULTRAPASSA 1.300 PESSOAS
Luz (MG), 4 de novembro de 2025 – Quatro dias após o forte temporal de granizo (COBRADE 1.3.2.1.3) que levou à declaração de Situação de Emergência (Decreto nº 3.918/2025), o município de Luz (MG) mobiliza seus líderes em busca de auxílio imediato junto
APÓS TEMPORAL, LUZ INTENSIFICA BUSCA POR AUXÍLIO ESTADUAL ENQUANTO NÚMERO DE AFETADOS ULTRAPASSA 1.300 PESSOAS
Luz (MG), 4 de novembro de 2025 – Quatro dias após o forte temporal de granizo (COBRADE 1.3.2.1.3) que levou à declaração de Situação de Emergência (Decreto nº 3.918/2025), o município de Luz (MG) mobiliza seus líderes em busca de auxílio imediato junto ao Governo do Estado. Enquanto isso, o balanço de atendimentos continua a subir.
Os dados atualizados da Assistência Social indicam a crescente escala dos prejuízos sociais e a vulnerabilidade da população.
Até esta terça-feira (04/11), a prefeitura registrou:
339 famílias atendidas por estarem em situação de vulnerabilidade.
Total de 1.356 pessoas atingidas diretamente pelo desastre.
Reunião de Emergência em Belo Horizonte
Visando a desburocratização e a agilidade na obtenção de recursos para a reconstrução, a prefeitura de Luz agiu rapidamente e conseguiu, por meio do Gabinete do Deputado Estadual Bosco, uma audiência em nível estadual.
Amanhã, quarta-feira (05/11), às 14 horas, o Prefeito Ailton Duarte, o Vice-Prefeito Dr. Deiber, o Gestor da Defesa Civil Municipal, Heuberth Frederico e a Procuradora Geral do município, Dra. Rafaela Paulinelli, serão recebidos em Belo Horizonte pelo Coronel Rezende, Coordenador Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais e Chefe do Gabinete Militar do Governador. A reunião, que acontecerá no Gabinete Militar, tem como objetivo central buscar auxílio imediato para o município de Luz.
Acolhimento e Ações em Campo
O número de famílias que precisam de abrigo temporário permanece em 27 desalojadas/desabrigadas, sendo 2 acolhidas pelo município (em hotel) e 25 abrigadas em casas de parentes ou amigos. Não houve registro de feridos ou óbitos.
O Decreto de Situação de Emergência já autoriza a dispensa de licitações para aquisições emergenciais (Lei 14.133/2021). As equipes em campo, compostas por engenheiros e assistentes sociais, continuam as inspeções técnicas nas 339 residências, trabalho crucial para fundamentar os relatórios e a solicitação de verbas.
A força-tarefa de resposta, que conta com a união da Defesa Civil Municipal (COMPDEC), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o apoio da 7ª REDEC, segue atuando para mitigar os danos e auxiliar a população vulnerável.