NOVO BALANÇO EM LUZ: NÚMERO DE RESIDÊNCIAS AFETADAS SOBE PARA 224; QUASE 900 PESSOAS ATINGIDAS PELO GRANIZO

Luz (MG), 2 de novembro de 2025 – Três dias após o forte temporal de chuva e granizo que castigou o município na última sexta-feira (31/10), a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Luz atualizaram os números de pessoas e imóveis afetados. O novo balanço, finalizado neste domingo (02/11), mostra um aumento nos danos, totalizando:
224 residências afetadas e 896 pessoas atingidas pelo desastre.


O município mantém o estado de Situação de Emergência (Decreto nº 3.927/2025).

Acolhimento aos Desalojados

O número de famílias que precisaram deixar suas casas também cresceu.
O total de famílias desalojadas subiu para 27.
Destas, 2 famílias estão sendo acolhidas em acomodações providenciadas pelo município (hotel).

As outras 25 famílias encontraram abrigo temporário em casas de familiares ou amigos.
Felizmente, a atualização dos dados continua sem registro de vítimas com lesões ou óbitos.

Inspeções Técnicas em Andamento

Neste domingo, as equipes técnicas da prefeitura, formadas por engenheiros e assistentes sociais, iniciaram as inspeções técnicas em todos os imóveis danificados. Este trabalho é crucial para a validação dos prejuízos junto aos órgãos estaduais e federais.

"As vistorias estão sendo realizadas para que possamos qualificar os danos estruturais e sociais e formalizar com precisão os pedidos de ajuda humanitária e de recursos para a reconstrução", afirmou a Defesa Civil.


Coordenação da Resposta
A gestão dos trabalhos de recuperação segue sendo realizada por uma força-tarefa que envolve todas as secretarias municipais, Defesa Civil Municipal (COMPDEC) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O apoio da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, por meio da 7ª REDEC, continua fundamental na coordenação das ações.

A contagem final dos veículos danificados e o levantamento completo dos prejuízos materiais estão sendo concluídos pelas equipes em campo e serão divulgados em novo boletim.

 Decreto Municipal.pdf