A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Luz prestou contas na noite de segunda-feira, dia 11 de março, das ações realizadas no 3º quadrimestre de 2023, meses de setembro a dezembro.A audiência pública, realizada na Câmara Municipal, contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Luana Carvalho Mendes, acompanhada da assessora contábil, Mara Rúbia Azevedo Oliveira e de servidores da pasta. Durante a apresentação, a assessora contábil informou os gastos e os investimentos que o município realizou no período, incluindo repasses e despesas, bem como o desempenho da pasta no período. Conforme o relatório, a Administração Municipal investiu nesse quadrimestre quase R$ 18 milhões de reais em recursos próprios para saúde. Ou seja, 28,02% dos recursos municipais, ficando acima do mínimo de 15% estabelecido por Lei.

Durante a audiência, a secretária de saúde destacou os números de atendimentos médicos, clínicos, especializados, odontológicos, dentre outros, além de informações sobre exames, cirurgias eletivas, visitas domiciliares, castrações de animais e outros procedimentos realizados no período. Também foram apresentados os valores investidos pela secretaria, repassados ao Hospital Senhora Aparecida, de setembro a dezembro de 2023, no valor de R$ 1.590.694,31. 

Luana também apresentou as atividades que foram desenvolvidas pela secretaria, como a ação do Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho, Saúde na Praça, Saúde Bucal e Campanhas de Vacinação. 

gestora da Saúde deu destaque aos avanços na pasta, entre eles a aquisição de um colposcópio, equipamento utilizado para exames de colposcopia. “Compramos um colposcópio e, desde a semana passada, o exame de colposcopia está sendo realizado no município, sendo o médico ginecologista, Dr. Osmani, o responsável pelo manuseio do aparelho. A colposcopia é um exame diagnóstico e é solicitado após o profissional achar necessário uma avaliação mais profunda do aparelho genital. Com isso, o médico colhe o material e encaminha para ser feito o exame de biópsia”, explica a secretária de Saúde, Luana. 

Destacou ainda a aquisição de um veículo de sete lugares para atender as ações da equipe do CAPS e o desempenho na atenção primária, pela qual o município de Luz atingiu nota 10 no Previne Brasil. 

Após a exposição do relatório de gestão, os vereadores presentes tiveram a oportunidade de fazer ponderações e questionamentos a respeito da prestação de contas e esclarecer dúvidas. 

Sobre a dengue, a gestora da saúde informou sobre as ações realizadas, como o mutirão de limpeza, a unidade de atendimento exclusiva de pacientes com sintomas de dengue, a aplicação do fumacê costal e a recém aquisição do equipamento pela Administração Municipal para aplicação do fumacê veicular, já instalado e realizando a aplicação. “Lembrando que o inseticida só não mata o mosquito adulto. Por isso, se a população não nos ajudar nesta luta, sozinhos não vamos conseguir combater a dengue”, alertou Luana Carvalho Mendes.