Prefeitura de Luz adere ao Projeto Guardião das Águas
A adesão a esse projeto vai permitir ao município cumprir alguns dos programas estabelecidos no plano de Manejo da APA da Bacia do Córrego da Velha
O município de Luz deu um passo importante na proteção e na qualidade da água do córrego que abastece a cidade com a adesão ao projeto Guardião das Águas, que consiste no monitoramento de resíduos de agrotóxicos na Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Córrego da Velha.Lançado na última quinta-feira, 15 de fevereiro, no Centro Cultural Maestro José Botinha Maciel, o projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Luz, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SADEMA), a Atual Assessoria e Consultoria, o COMASF, o Codema de Luz (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), as universidades Federais de Uberlândia e de Viçosa e o IFMG de Bambuí.
Além do prefeito Agostinho Carlos Oliveira e do secretário da SADEMA, Mozart Basílio, também estava presente prestigiando o evento e representando o poder legislativo a presidente Simone Cardoso da Silva.
Segundo o presidente do Codema de Luz, Adauto Menezes, “a adesão a esse projeto vai permitir ao município cumprir alguns dos programas estabelecidos no plano de Manejo da APA da Bacia do Córrego da Velha, como o programa de monitoramento hídrico e o programa de boas práticas agrícolas”.
Na abertura do evento, o prefeito Agostinho saudou a todos e salientou a importância da água para a vida no planeta terra. “Podemos, numa analogia, entender que a água é o sangue que corre nas artérias do planeta, é ela que sustenta a vida na terra. Então, é muito feliz essa iniciativa e parabenizo a Atual Assessoria e Consultoria e a todos os parceiros e dizer que, se depender do município de Luz, estaremos sempre juntos para apoiar e promover a missão deste projeto”, afirmou.
Palestras com especialistas de várias áreas compartilharam seus conhecimentos com o público presente. A primeira palestra do dia foi conduzida pelo advogado Crisley Gregório de Freitas que abordou o tema “Reflorestamento municipal e a geração de créditos de carbono para os municípios”. Em seguida, o professor da UFU, Édson Aparecido dos Santos, falou sobre o uso correto dos agrotóxicos e os cuidados no manejo, objetivando reduzir seus impactos ambientais.
Bruno Nery, professor na UFV, pontuou a importância do solo para garantir a qualidade da água nas propriedades rurais e o engenheiro florestal, Ernani Lopes Possato, apresentou o uso de tecnologias aplicadas no diagnóstico ambiental para avaliar a aptidão, potencialidades e fragilidades.
Encerrando o ciclo de palestras, o presidente do CODEMA de Luz, Adauto Menezes, falou sobre a área de proteção ambiental da Bacia do Córrego da Velha e do avanço significativo que representou a elaboração do plano de manejo, possibilitando ao projeto Guardião das Águas seu pontapé inicial na APA. São avanços importantes na área ambiental em Luz nos últimos anos que podem contribuir com a promoção da saúde do cidadão.