Os 100 anos de emancipação Político-Administrativa de Luz e os 201 anos de Independência do Brasil foram celebrados na manhã de 7 de setembro, na Praça do Santuário. A celebração teve início com a execução do Hino Nacional pela centenária banda de música Lyra Vicentina Aterradense, seguida da inauguração do monumento do Centenário, bem ao centro da praça, que registra, de forma contemporânea, fatos históricos que estão nas origens da cidade de Luz. A presidente da Câmara, Simone Cardoso da Silva, agradeceu a todos pela organização do evento.  “Espero que, encerrando este centenário, a gente abra um novo com muita fé, pois foi por ela que hoje estamos aqui. Foi através dela que há mais de 200 anos se deu início ao que hoje é o nosso município. Que essa fé seja cada dia mais forte para que possamos continuar vivendo em uma sociedade justa, plena, próspera e em harmonia. Agradeço à Administração Municipal e todas as pessoas envolvidas por todo empenho na realização das celebrações que estão simplesmente maravilhosas”. Presente à cerimônia cívica, o Bispo Diocesano de Luz, Dom José Aristeu Vieira, invocou uma benção especial sobre a cidade de Luz. “Invoco as bênçãos da Senhora da Luz e São Rafael sobre o nosso Município para que continue a ser uma terra abençoada, de gente colaboradora, de famílias fortes e religiosas, de juventude sadia e pronta para assumir seu lugar na história, como autoridades competentes e solidárias, sensíveis ao bem comum”. Em seu discurso, o prefeito Agostinho Carlos Oliveira ressaltou os principais fatos que construíram a história do município, além das conquistas e avanços ao longo deste centenário vivido. “Assim, na festa do primeiro centenário de Luz, ao contemplarmos o que conquistamos como coletividade que somos, sentindo-nos pigmeus em ombros de gigantes, reconhecemos e celebramos a grandeza da trajetória até aqui percorrida pela sociedade luzense. Agradecemos e parabenizamos a todas as pessoas que contribuíram para que chegássemos até aqui. Deus, o Senhor da vida, seja sempre louvado. E que Ele nos conceda um feliz e próspero novo centenário para todos e todas”.Desfile
Após a cerimônia cívica aconteceu o tradicional desfile comemorativo que contou com a participação de 55 grupos, entre alunos e professores de escolas das redes pública e particular, autoridades civis, militares, eclesiásticas, instituições, clubes de serviço, servidores públicos, a comunidade em geral e até mesmo das misses, Iara Coelho Jereissati e Lúcia Helena Aguiar. 
A ala dos militares abriu o cortejo que percorreu a ruas Coronel José Thomás, passando pela Oito de Julho, em frente ao Palácio Episcopal, terminando na Praça da Catedral. Um lindo desfile que teve uma adesão expressiva, o que fez com que a festa ficasse à altura do que o 7 de setembro representa para a comunidade luzense, nas comemorações do Centenário do município e da Independência do Brasil.


Evento cívico celebra os 100 anos de Luz e os 201 anos de Independência do Brasil

Data: 11/09/2023