A Administração Municipal 2021-2024, por meio da Secretaria de Bem-Estar Social e Habitação, implementou no âmbito da Prefeitura de Luz o Programa Municipal Jovem Aprendiz com a contratação de oito jovens de 14 a 17 anos. É um novo capítulo na de vida desses jovens luzenses que começou a ser escrito, pois para muitos essa é a oportunidade de primeiro emprego. Sem a exigência de formação anterior, os jovens terão ainda a experiência profissional comprovada, receberão um salário, trabalharão quatro horas por dia, durante cinco dias da semana e um dia será destinado aos estudos na própria unidade em que estiver alocado. 

Os jovens foram selecionados com base em critérios sociais definidos por meio de edital. 

“É muito gratificante presenciar esse momento em que oito jovens aprendizes são contratados pelo município. Podemos notar no rosto destes jovens que estão radiantes de alegria com a conquista e o melhor de tudo é que estamos contribuindo para um futuro melhor. Sabemos o quanto essas vagas eram aguardadas pelos pais, mas só a Prefeitura não consegue absorver todos os nossos jovens que sonham em ingressar no mercado de trabalho. Já temos algumas empresas de Luz parceiras do Programa Jovem Aprendiz e estamos trabalhando para que outros estabelecimentos da cidade participem da iniciativa. O Jovem Aprendiz é mais um compromisso cumprido das propostas de campanha do plano de governo”, comemora o vice-prefeito, Leandro Araújo. 

A jovem Camila Cristina Amaral Ferreira, de 14 anos, conheceu o programa por meio da avó. “Fui uma das escolhidas entre 142 candidatos. Acredito que é uma grande oportunidade e esse primeiro emprego vai ajudar muito no meu currículo”.

Para Gilberto Miranda de Oliveira, de 17 anos, a falta de experiência acaba sendo um obstáculo para conseguir o primeiro emprego. “Considero importante essa oportunidade que nos foi proporcionada para nos desenvolvermos profissionalmente. Sei que vou aprender bastante”.

Já o jovem Arthur Henrique Teixeira Silva, de 15 anos, está muito feliz. “Vou trabalhar em um setor com o qual me identifico e, com isso, adquirir experiência. Além disso, com o meu salário posso ajudar nas despesas de casa”, destacou.