Compromisso do prefeito Agostinho e do vice-prefeito Leandro, por meio do Plano de Governo, a Escola Municipal Padre Parreiras será reaberta a partir do ano de 2023. Agora como Centro Educacional Padre Parreiras, será a primeira escola de ensino fundamental em tempo integral do município de Luz e atenderá crianças do 1° ao 5° ano.

Fundada na década de 60 e com mais de cinquenta anos de tradição, a Escola Padre Parreiras foi fechada em 2018, na gestão anterior. “Após um longo e trabalhoso processo, conseguimos a autorização para reabrirmos a partir de 2023 um dos mais tradicionais educandários luzenses e ainda melhor, atendendo crianças em tempo integral, no período da manhã e da tarde. Serão cerca de 100 estudantes atendidos aqui neste espaço já a partir do ano que vem”, destaca a secretária Edmara Caldas.

A confirmação da reabertura aconteceu na quarta-feira, dia 21 de dezembro, quando foi realizada a última visita de vistoria pela Inspetora Escolar, Tereza Judith Basílio, acompanhada da secretária de Educação, Edmara Caldas e do Assessor Fabrício Camargos. “Como as exigências feitas foram atendidas pela Secretaria de Educação, aprovou-se para o ano de 2023 a reabertura do Centro Educacional Padre Parreiras,” explica Fabrício.

“Eu fico muito feliz. É um presente de Natal para todas as pessoas que acreditam realmente que a educação deve ser vista como investimento. Senti de perto o momento triste que foi o fechamento da escola. Se Deus quiser estarei presente para a reinauguração e de forma espetacular com o ensino em tempo integral. Parabéns ao prefeito Agostinho, ao vice Leandro, à secretária Edmara e a todos que trabalham diretamente na secretaria de Educação e na Administração Municipal e fizeram acontecer essa reabertura. Para mim, a melhor notícia do ano. Nosso povo merece”, manifestou o ex-vereador e presidente da Câmara Edvaldo Vitor Alvino.

Além das disciplinas da grade curricular comum, como português, matemática, geografia, história, entre outras, serão ofertadas oficinas de música, dança, informática, laboratório de matemática, inglês, projeto de vida, lazer e recreação e várias outras atividades.

“As obras de melhorias estão bem avançadas e a escola está quase pronta para receber os alunos. Estamos com uma boa expectativa de iniciar em fevereiro as atividades no Centro Educacional Padre Parreiras que será a primeira escola de ensino fundamental em tempo integral do nosso município. Isso significa que as crianças ficarão o dia todo na escola e o projeto pedagógico prevê atividades não só acadêmicas, mas culturais, esportivas e artísticas que estimulam o desenvolvimento integral das crianças. É uma alegria muito grande constatar esses avanços”, ressalta o prefeito agostinho.

O Centro Educacional Padre Parreiras receberá também novo mobiliário para atender melhor os profissionais e os estudantes. O cadastramento foi realizado de 1° a 25 de novembro. “As vagas são limitadas. As turmas de 1° e 2° ano já estão completas, mas ainda temos vagas para as turmas de 3° ao 5° ano. Se alguém tiver interesse pode procurar a Secretaria de Educação”, explica Edmara.