No mês da Consciência Negra, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realizou, na segunda-feira (21/11), uma oficina de aprendizagem para confecção de turbantes no espaço da Biblioteca Municipal com o Grupo de Convivência Iluminar da Terceira Idade. Também participaram da oficina o prefeito Agostinho, as secretárias da Educação, Cultura e Esportes, Edmara Caldas, e do Bem-Estar Social e Habitação, Diana Cris dos Santos, o assessor especial de cultura e patrimônio, Fabrício Camargos, a bibliotecária municipal, Jordana Calixto de Faria,  e a coordenadora do Grupo, Natália Marins Bezerra. Feitos com panos e lenços, coloridos ou estampados, o acessório, além de dar um toque especial à beleza feminina, também “tem a função de relembrar e reforçar os aspectos da cultura negra africana, sua resistência e luta contra o racismo e o preconceito”, observou a professora Glaúcia Silva Rezende, que se  especializou em turbantes. Além de ensinar a arte de confeccionar turbantes, Glaúcia falou  da origem e da importância deste adereço na cultura africana que, segundo ela, é um símbolo de resistência e afirmação da identidade negra.Maria Morais Gama, frequentadora do Grupo Iluminar, participou da oficina. “Gostei muito. Ainda não aprendi bem a técnica, mas vou buscar aprender e usar sempre que possível. Pretendo comprar outras cores de tecidos para combinar com a roupa", salientou.Para Vilma Maria de Souza, 66 anos, é sempre  bom aprender coisas novas. "Adorei participar da oficina. Aos poucos sei que vou conseguir fazer sozinha e pretendo usar turbantes outras vezes. Gostei também da biblioteca e quero vir aqui em um outro momento para ler, pois é um ambiente calmo e acolhedor", disse.“Acho o turbante um acessório muito chique, tanto que já estamos pensando em promover um baile da terceira idade em que todas as mulheres poderão usar  turbantes. Outra coisa. É a primeira vez que entro na biblioteca e achei tudo maravilhoso. Quero vir aqui mais vezes", acrescentou Maria das Graças Silva, que também frequenta o Grupo Iluminar.