Parceria viabiliza Patrulha Rural nos municípios de Luz e Córrego Danta
Executivo, Legislativo e parceiros entregaram duas novas viaturas à Polícia Militar de Luz
Em cerimônia realizada na tarde de sexta-feira, 11 de novembro, pelo 7º Batalhão da Polícia Militar, no Centro Cultural Maestro José Botinha Maciel, duas novas viaturas foram entregues à PM de Luz, sendo um veículo Renault Duster que representa um reforço no policiamento ostensivo geral, tanto no meio rural como na área urbana e uma caminhonete L200, Triton, 4x4, para o serviço de Patrulha Rural em Luz e Córrego Danta.A cerimônia, abrilhantada pela Banda do 7° BPM, contou com a presença do Coronel Wemerson Lino Pimenta; do Subcomandante do 7° Batalhão de Polícia Militar, Major Luciano Antônio dos Santos; do Tenente Veterano José Rodrigues; do Capitão Harley Costa Barbosa, Comandante da 107ª Cia, entre outros militares. Representando o executivo luzense, o prefeito Agostinho Carlos Oliveira; de Córrego Danta, o prefeito Ednei Martins de Matos; os vereadores da Câmara Municipal de Luz, Nilo Nézio Veloso, Bruno Queiroz, Geraldo Batista, Ivan Elias, Wanderson Pinto; o presidente do CONSEP, Mateus Tonaco Xavier; a presidente da ACIL, Rosângela Amorim; representantes de entidades luzenses e produtores rurais que colaboraram para a concretização do projeto.
A aquisição dos veículos foi por meio de uma parceria entre poder público, produtores rurais e empresas privadas de Luz e Córrego Danta.
Durante a cerimônia, foram homenageados os parceiros que contribuíram para a aquisição dos recursos essenciais para a aquisição dos dois veículos.
“O projeto propicia que o policiamento rural esteja mais próximo do homem do campo e, assim, reduzimos os índices de criminalidade e aumentamos a sensação de segurança, proporcionando melhor qualidade de vida na zona rural”, explicou Wemerson, Coronel da PM.
Simbolizando a entrega oficial das viaturas ao Projeto Cinturão Rural, os prefeitos de Luz e Córrego Danta, Agostinho e Ednei, o presidente da Câmara de Luz, Nilo, a presidente da ACIL, Rosângela, e o presidente do Consep, Mateus, entregaram a chave da caminhonete L200, Triton, 4x4, aos militares da Patrulha Rural e a chave da Renault Duster aos militares do Patrulhamento Ostensivo.
Em seu pronunciamento, o prefeito Agostinho agradeceu ao Tenente Rodrigues pelos relevantes serviços prestados ao município, ao Coronel Wemerson Lino e a todos os colaboradores. “Essa união foi muito importante para que pudéssemos implantar esse projeto inovador em nosso município. O Cinturão Rural nos dá mais confiança de uma efetiva segurança, especialmente na zona rural”, ressaltou o prefeito. Antes de encerrar sua fala, o chefe do Executivo entregou ao Coronel um ofício, em nome do povo de Luz, para que o Comandante considere com carinho a possibilidade de aumentar o efetivo da Polícia Militar local. “O município é parceiro e seremos gratos pelo que o senhor puder fazer para fortalecer o efetivo da PM e para termos em Luz uma segurança mais plena”, finalizou.
O Coronel Wemerson enalteceu a parceria que viabilizou o Cinturão Rural em Luz e Córrego Danta e destacou o trabalho do Tenente Rodrigues, que por anos esteve à frente da Polícia Militar do município. “Viemos aqui para trazer uma demanda e saímos com dois sonhos realizados, uma L200 e um Duster. Parabéns a todos os envolvidos. Missão cumprida, mas o desafio continua”, pontuou o comandante. Quanto ao pedido feito pelo prefeito, o Coronel Wemerson se comprometeu em aumentar o efetivo da Polícia Militar em Luz, com a destinação de novos militares para o município ainda esse ano.
A cerimônia foi encerrada na parte externa do Cinelux, com o lançamento oficial do turno de serviço do Cinturão Rural da 7ª RPM em Luz e Córrego Danta.
Sobre a Patrulha Rural
A Patrulha Rural é uma modalidade de policiamento que consiste em constantes patrulhamentos no campo, com o intuito de prevenir a ocorrência de crimes e proporcionar maior sensação de segurança ao produtor rural.
Esse importante serviço passou a ser uma política de governo, uma estratégia institucional para preservar a incolumidade das pessoas e do patrimônio em todo o estado.
Orientada pelas diretrizes do Governo do Estado e do Comando-Geral da instituição, a 7° RPM idealizou o Cinturão Rural Setorizado, Digitalizado e Monitorado, que consiste na divisão do espaço territorial da sétima região, sob os princípios da malha protetora e setorização do policiamento.