Os recenseadores já estão visitando as residências do nosso município, identificados com colete, boné, crachá com QRCode e computador de mão, dando início à etapa de coleta de dados do Censo Demográfico 2022.

Serão visitados todos os domicílios do nosso município, inclusive na zona rural e qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as respostas às perguntas do questionário pode receber o recenseador e responder por todos os demais moradores daquele domicílio.

A equipe do Censo em Luz é composta por três supervisores, o João Pedro Almeida, Laura Carolina e Lucas Rodrigues, além dos dez recenseadores que estão visitando as residências, a Ana Lívia, Sidone Barbosa, Maria Aparecida Pereira, Lucas Henrique, Bárbara Cristina, Pedro Moreira, Lorena Cristina, Gema Giordani, Mathias Giordani e Graziele Ribeiro.

Por que o Censo é importante para os municípios?

A partir dos resultados do Censo Demográfico são obtidas as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis à elaboração de projeções e estimativas populacionais.

O Censo é a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por distritos, subdistritos, bairros (divisões administrativas de cada prefeitura), e também por áreas urbanas e rurais (divisões técnicas propostas pelo IBGE).

Ao visitar cada localidade do país, o levantamento permite conhecer com precisão a população residente, embasando novas políticas públicas ou aprimorando aquelas já existentes. Por exemplo, o número de habitantes que o Censo conta é utilizado como referência para distribuição do Fundo de Participação dos Estados – FPE e do Fundo de Participação dos Municípios – FPM (verba federal dirigida a cada um dos municípios de acordo com o tamanho de sua população) e para determinar o tamanho das representações políticas, isto é, quantidade de vereador, de deputados estaduais e federais.

As informações geradas pelo Censo contribuem para pesquisas no meio acadêmico e estratégias da iniciativa privada, dentro da área sociodemográfica e econômica.

Faça a sua parte! Abra as portas para o recenseador e o receba com carinho!