A Prefeitura de Luz, por meio da Secretaria de Bem-Estar Social e Habitação,  e o Instituto João Bittar, entidade qualificadora de Jovem Aprendiz, promoveram no último dia 18 de maio, no Centro Cultural Maestro José Botinha Maciel, um encontro com empresários luzenses para falar sobre a formação profissional dos jovens do município.

Além do prefeito Agostinho e de empresários locais, marcaram presença representantes do Legislativo, da Polícia Militar e da Associação Comercial e Industrial de Luz (ACIL).   

O encontro buscou sensibilizar os empresários de Luz que ao contratar um aprendiz sua empresa faz mais do que cumprir a Lei da Aprendizagem. Ela ajuda a reduzir o número de jovens sem emprego, educação e formação. Segundo o diretor-geral do Instituto, Arthur Bernardes, “a legislação determina que toda empresa, com pelo menos sete empregados, deve contratar jovens nesta condição, com idades entre 14 e 24 anos, e inseri-los em seu quadro de empregados, num percentual de 5%”. 

O diretor-geral ainda explica que o contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática. Ele deve estar matriculado ou já ter concluído o ensino médio e sua frequência nas aulas deve ser comprovada. Serão quatro dias da semana trabalhando na empresa e um dia será dedicado ao curso técnico profissionalizante ofertado pelo instituto, no formato EAD.   

Em aparte, o prefeito Agostinho sinalizou com a possibilidade de uma parceria, em que a Prefeitura poderá disponibilizar um ambiente equipado para a realização de aulas virtuais e um monitor para acompanhar os jovens matriculados nos cursos técnicos. “A empresa pode não ter um espaço apropriado para o estudo no local de trabalho”, explica Agostinho. 

A secretaria do Bem-Estar Social, Diana Cris dos Santos Oliveira, entende que   um dos maiores desafios do jovem no mercado de trabalho é “encontrar a primeira oportunidade de emprego. E como está no plano de governo da administração municipal criar oportunidades para nossos jovens fechamos essa parceria com o Instituto João Bittar, pois ser um jovem aprendiz pode representar o primeiro passo para essa nova etapa em sua vida.

Posteriormente, um link será disponibilizado pela Prefeitura aos interessados em se inscrever no programa “Jovem Aprendiz”.