Na noite da última sexta-feira, 13 de maio, o Museu Histórico de Luz Casa Grande Capitão Dú recebeu os alunos do curso de Direito da Fasf-Luz para a sua primeira visita técnica. Estiveram presentes também o coordenador do Curso de Direito, Gustavo Carvalho e os professores  Mariano Henrique de Campos, Maria Carolina de Melo, Marissa Veloso, Fabiano Souza e Thiago Vinhal.

Os cerca de 100 alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história da Casa Grande para a constituição do Município de Luz, o processo para seu tombamento como patrimônio histórico e cultural do município, o trabalho de restauração até a sua abertura ao público e as obras que compõem o acervo do museu, por meio da apresentação da curadora do museu e coordenadora das atividades da Casa Grande, a servidora Greicy, e do assessor municipal de Patrimônio e Cultura, Fabrício Camargos.

O coordenador do curso de Direito salientou ser o precursor nestas atividades dentro do museu e enalteceu a importância da valorização da história de um povo. Ele ainda comentou que “está em estudo a proposta de um projeto de extensão na parte de Cultura para celebrar o centenário de Luz, em 2023 e a FASF, em 2024 comemora seu cinquentenário, sendo, portanto, parte desta trajetória histórico-cultural”.

Segundo a professora Maria Carolina, a disciplina de Direito Ambiental abrange não só o meio ambiente em si, mas todo esse contexto. Pontuou também a importância da Casa Grande sobre a ótica da legislação ao conhecer melhor um pouco mais da história de Luz e também do espaço.

A visita terminou com o agradecimento do aluno Luís Eduardo relembrando os patrimônios tombados de Luz, como a Banda Lyra Vicentina Aterradense da qual ele faz parte e que em 2019 comemorou seu centenário.