Na manhã de sábado, dia 11 de novembro, na Praça Congadeiro Antônio Eugênio (Praça do Rosário), aconteceu a culminância do Programa Educando. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, as escolas da rede municipal de ensino e o Sicoob Credplus que tem o objetivo de trabalhar com os estudantes, do ensino infantil e fundamental, noções de educação financeira, cooperativismo e empreendedorismo. Realizada em conjunto com a Escola Dom Manoel Nunes Coelho, o Pré-Escolar Cantinho do Saber e o Centro Educacional Padre Parreiras, a Feira “Delícias e Encantos 2023” contou com a presença de educadores, gestores, pais, estudantes, parceiros e visitantes. O prefeito Agostinho Carlos Oliveira e a secretária de Educação, Edmara Caldas, também prestigiaram o evento. Na oportunidade, os alunos expuseram e comercializaram uma série de produtos confeccionados por eles próprios, sob a orientação das professoras de empreendedorismo, Cleusa Gomes e Hérica Ramos (Escola Dom Manoel) e Rosimeire Corrêa (Pré-Escolar Cantinho do Saber), a exemplo de geladinho e pipoca gourmet, sabonete artesanal, bolo, brinquedos, peças artesanais, entre outros itens. Houve também a participação da FASF na realização de oficinas de arte. “O mais importante desta feira é que os alunos colocam em prática o que aprenderam neste ano de 2023. A cooperação entre eles, ajudando na confecção dos produtos, o empreendedorismo, onde os alunos aprendem a comercializar os produtos e a educação financeira, ao participarem ativamente das vendas”, pontua a coordenadora do Programa pelo Sicoob Crediplus, Lorena Paulinelli. O aluno Isaque Oliveira Ferreira, da Escola Dom Manoel, conta com entusiasmo, que grande parte do que está exposto e vendido na feira foi confeccionada e preparada por eles. “Nós colocamos a mão na massa e ajudamos a produzir quase tudo que está à venda aqui hoje, mas não fizemos sozinhos, tivemos a ajuda das professoras”. O robô dançarino do Sebrae, com seus três metros de altura, foi sucesso entre as crianças, jovens e adultos que prestigiaram o evento.