Secretaria de Saúde de Luz implanta o Programa Saúde na Hora
Programa garante atendimento médico de segunda a sexta, das 7h às 19h, nos cinco postos de Saúde da cidade
Lançado oficialmente na manhã de sexta-feira, 6 de outubro, no Centro Cultural Maestro José Botinha Maciel, o Programa Saúde na Hora representa um marco na história da saúde pública em Luz e um importante passo na melhoria da assistência aos usuários da atenção primária à saúde, pois oferece um horário de funcionamento estendido para os cincos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O investimento da Administração Municipal para manter o programa será em torno de R$ 1,5 milhão anual. A implantação do programa reforça o compromisso da Administração Municipal 2021-2024 em oferecer aos usuários do SUS uma assistência cada vez mais resolutiva e, assim, evitar que casos que podem ser resolvidos na unidade cheguem ao Pronto Atendimento do Hospital Senhora Aparecida. Outro ponto positivo é que com essa flexibilidade no horário de atendimento, as pessoas têm a possibilidade de serem atendidos após o horário de trabalho e também de ampliar a assistência em saúde para um número maior de munícipes.
Na oportunidade, foram apresentadas a equipe de médicos e enfermeiros que já estão atuando nos postos de saúde da cidade.
Quando devo procurar o PA ou o Posto de Saúde?
Esse foi o assunto pautado pelo médico do PSF 2, Dr. Dêiber Costa e Silva, ao falar sobre o Programa Saúde na Hora. “A população tem que nos ajudar e procurar o atendimento no PA somente em casos de urgência e emergência, casos que não podem esperar como, por exemplo, um acidente, uma fratura, uma dor aguda que não melhora, uma febre altíssima, uma dor toráxica, uma dor abdominal, um ferimento extenso que necessita de uma sutura e tantas outras situações”, explicou.
“O Saúde na Hora vem também para atender o cidadão que trabalha até mais tarde um pouco. É uma extensão do trabalho da equipe da Saúde da Família, ampliando o atendimento médico e o acesso ao serviço de saúde em horários que antes não eram ofertados”, ponderou o enfermeiro do PSF 1, Juliano de Jesus Ferreira.
Marco na Saúde
Para a secretária de Saúde, Luana Mendes, a implantação do Saúde na Hora é um marco na saúde em Luz. “É um programa novo e o que eu vejo na região é que as cidades estão implantando em uma ou duas unidades de saúde, já aqui em Luz a Administração Municipal implementou em todos os cincos postos de saúde para que todos os moradores, de canto a canto, possam ter acesso a uma saúde de qualidade”, comemora.
“Eu desejo que esse programa seja sucesso e sinto muito orgulho em fazer parte deste momento histórico para Luz”, disse em tom de orgulho o vice-prefeito, Leandro Araújo.
Já o prefeito Agostinho Carlos Oliveira iniciou sua fala enaltecendo os bons frutos da parceria entre o poder executivo, poder legislativo, agentes políticos e o Hospital Senhora Aparecida. “Essas parcerias garantiram avanços significativos para a saúde em Luz, como a aquisição do Raio X, do Ultrassom, do aparelho videolaparoscópio, do gerador de energia para o Hospital. Além disso, estamos renovando a frota de veículos da saúde e faz pouco tempo entregamos um veículo para cada unidade de saúde. Vamos dar início à reforma do PSF 2 e já temos o terreno e o projeto para a construção do novo PSF 4. Estamos estruturando melhor as unidades de saúde, criando melhores condições de trabalho para os profissionais e empenhados para que as coisas possam melhorar ainda mais”.
Ainda em seu discurso o prefeito Agostinho lembrou que o plantão no Hospital Senhora Aparecida foi implantado pelo ex-prefeito Toninho Xavier em 1996, em turno de 6 horas, das 18h à 00h e que, em sua primeira gestão como prefeito, nos anos de 1997-2000, foi implantado o plantão médico de 24 horas no Pronto Atendimento no Hospital Senhora Aparecida. O chefe do executivo destacou também os pontos positivos do Saúde na Hora. “São muitos os impactos positivos na saúde do nosso povo, como o acesso mais facilitado ao atendimento médico, maior resolutividade que decorre de melhores condições criadas de trabalho e o desafogamento do Pronto Atendimento do Hospital Senhora Aparecida”.
A cerimônia foi transmitida ao vivo e está disponível na página do Facebook da Prefeitura de Luz.