Eleitores de Luz vão às urnas em 1º de outubro para a escolha dos membros do Conselho Tutelar - 10 candidatos disputam as vagas

No dia 1º de outubro, a população brasileira vai às urnas para escolher os conselheiros tutelares. Responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, eles são escolhidos por votação popular, a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial. A votação para os representantes dos Conselhos Tutelares será realizada, pela primeira vez, com urnas eletrônicas em todo o território nacional. 

Em Luz, 10 candidatos colocaram seus nomes à disposição da população. Na cidade, existe apenas um Conselho Tutelar, cuja sede está localizada à Rua Antônio Gomes de Macedo, 1.322, próximo à Praça Bambuí. 

A campanha teve início no dia 28 de agosto. A votação acontece no dia 1º de outubro, domingo, de 8h às 17h, em três locais: Luz – Escola Municipal Cantinho do Saber; Esteios – Escola Estadual Capitão Alexandre Dú e Campinho – Escola Municipal do Campinho. Para votar, o eleitor deverá levar seu título de eleitor e documento com foto. 

O processo de escolha, sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), está sendo realizado em cinco etapas, que abrangem inscrição dos candidatos, a partir da análise dos requisitos do edital, avaliação dissertativa, de conhecimentos específicos e avaliação psicológica. A eleição dos candidatos habilitados por meio de voto direto, facultativo e secreto dos eleitores do município, acontecerá em outubro, seguida de curso de capacitação/formação, última etapa do processo. 


Conheça abaixo os dez candidatos por ordem alfabética e com número de votação na urna eletrônica: