Para alertar a sociedade sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no último dia 18 de maio, a Secretaria de Bem-Estar Social e Habitação, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realizou na manhã de hoje, dia 25 de maio, uma blitz de conscientização sobre a importância do combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes do município. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, da equipe de profissionais que atuam na política pública de assistência social, de representantes do Conselho Tutelar, do público atendido pelo Projeto Bem-Viver e dos alunos das Escolas Dona Lica Raposo, Comendador Zico Tobias e Dom Manoel Nunes Coelho. A blitz aconteceu em três pontos diferentes da cidade: na rua Coronel José Thomás, na Praça Rotary e em frente ao prédio do Centro Administrativo Municipal, com a distribuição de panfletos informativos aos transeuntes, motoristas e pedestres, que passaram pelos locais, convocando-os a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “No Brasil, o número de denúncias de violação de direitos humanos contra criança ou adolescente é significativo. Por isso, devemos não só mobilizar a sociedade, mas convocá-la para o engajamento nesta luta, denunciado casos suspeitos de abuso”, destacou a secretária de Bem-Estar Social, Diana Cris dos Santos.

Como denunciar?
A denúncia deve ser realizada pelo Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima. O serviço está disponível 24 horas, todos os dias, inclusive fins de semana e feriados. 

Em Luz, temos o Conselho Tutelar que pode ser acionado em caso de denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes. Localizado à rua Antônio Gomes de Macedo, 1022, Bairro Monsenhor Parreiras (3421-3203), o Conselho funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Plantão noturno e fins de semana o atendimento é 24 horas. As denúncias também podem ser feitas de forma anônima pelo 190 (Polícia Civil) e pelo 3421.1803 (Ministério Público).