Na última sexta-feira, dia 24 de março, a Prefeitura de Luz e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. O evento aconteceu no Centro Cultural Maestro José Botinha Maciel e reuniu profissionais da área, gestores, representantes de órgãos da sociedade civil e a comunidade em geral, para debater e articular propostas a nível municipal, estadual e federal.A programação contou com a participação da secretária de Saúde de Córrego Danta, Mariana Coimbra, que abordou o tema “o SUS que temos e o SUS que queremos”, uma reflexão sobre o sistema de saúde brasileiro. “O SUS tem a obrigação de acolher o cidadão em sua totalidade e integralidade, mas nós temos também a responsabilidade com a nossa saúde”, afirmou Mariana.

Em seguida, a secretária de Saúde de Luz, Luana Mendes, falou do atual plano de saúde municipal, apontando o que já foi realizado e o que está em andamento. “Essa conferência representa a oportunidade para apresentarmos propostas para que possamos alcançar uma saúde pública de qualidade”, pontuou. Por fim, o Conselheiro Estadual de Saúde de Minas Gerais, Rilke Nonato Publio, expôs os eixos temáticos de discussões para o levantamento das principais questões relacionadas à saúde no município. “O Brasil que temos, o Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “Amanhã será outro dia”. 

Durante sua apresentação, o conselheiro estadual de saúde lembrou que “a nossa luta consiste em reivindicarmos os recursos que deixaram de ser aplicados no SUS pela União, desde 2016 e que sejam devidamente retomados”, pois, segundo ele, há muito tempo o governo federal deixou de aplicar o mínimo exigido, 10% de suas receitas correntes brutas, assim como Minas Gerais que também investe menos de 12% do previsto na Constituição Nacional. Representando o Legislativo luzense, o vice-presidente Nilo Nézio Veloso de Morais observou que os números revelam que a Administração Municipal 2021-2024 tem a saúde como prioridade. “A gente percebe que quando as autoridades municipais investem em saúde, elas estão valorizando a vida e aqui em Luz há essa valorização, essa preocupação com a vida de todos. Em 2022, o município aplicou em saúde o dobro do que a lei exige”. O prefeito Agostinho destacou a importância da participação da população neste importante evento de discussão da saúde. “Participar da 7ª Conferência de Saúde é indubitavelmente uma legítima biofilia (amor pela vida) porque você está ajudando a melhorar o SUS em Luz”.A Conferência Municipal de Saúde elegeu os delegados que irão representar Luz na Conferência Estadual, prevista para ser realizada em maio e as propostas estaduais e nacionais. Além dessas, foram discutidas e apresentadas propostas municipais para o aperfeiçoamento do SUS no município.  


As propostas  

Nível Nacional - Recomposição do orçamento do SUS e ampliação de políticas públicas para grupos minoritários (LGBTQIA+).

Nível Estadual - Garantir o mínimo constitucional do repasse estadual de 12% para a saúde, fazendo valer a Constituição; Fortalecimento da micro e macrorregião, aumentando a oferta de tratamentos especializados; Política estadual de atenção multidisciplinar ao autista e garantir a efetividade do diagnóstico e tratamento prioritário para pessoas portadoras de câncer.


Os delegados

Os delegados eleitos na 7ª Conferência Municipal de Luz que irão participar da Conferência Estadual são: Usuários da Rede: Stella Couto Batista (1ª Titular) e Marissa Veloso (1º Suplente); Josiane Cristina da Silva (2º Titular) e Roberta Rodrigues Santos (2º Suplente). Trabalhadores da Saúde: Janaina de Cassia Souza Cruz (1º Titular) e Viviane da Costa Gomes (1º Suplente). Gestores da Saúde: Luana Carvalho Mendes (1º Titular) e Franciane Aparecida Azevedo (1º Suplente).