Com a presença de autoridades, estudantes e professores da rede municipal, estadual e privada, servidores do município, além da sociedade civil e da família do homenageado, a Administração Municipal 2021-2024 reinaugurou, na quarta-feira, dia 22 de março, as novas instalações do Horto Municipal que recebeu o nome do ex-servidor público municipal Luiz Nunes Bezerra, “Luiz da Sonda”. A inauguração contou com a presença de Fabiano Botinha, maestro da Banda Lyra Vicentina, que, ao som do seu saxofone, executou o Hino Nacional e a música “What a Wonderful World”. Foram realizadas também apresentações musicais pelos alunos do Centro Educacional Padre Parreiras. O descerramento da placa de reinauguração foi feito pelo prefeito Agostinho Carlos Oliveira, pelo vice-prefeito, Leandro Araújo Tomáz, pela presidente da Câmara, Simone Cardoso da Silva, pelo secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Mozart Basílio da Silva e por Dener Aparecido Bezerra, um dos filhos do homenageado, Luiz Nunes Bezerra. O Horto foi totalmente revitalizado pela prefeitura e conta com um espaço para palestras, cursos, oficinas e atividades voltadas à educação e à proteção ambiental. Sua principal função é a produção de mudas arbóreas para a recuperação de áreas degradadas, arborização urbana, revitalização e manutenção de jardins públicos e áreas verdes. Entre as novas benfeitorias, estão a construção de banheiros, de uma nova ponte sobre o Córrego Açudinho, quiosque, pergolado, revitalização da iluminação, cercamento de toda a área, garantindo a preservação do parque e o acesso de visitantes. O Horto também teve o caminho de passeios remodelado. O investimento foi de mais de R$ 312 mil de recursos próprios do município e a obra foi executada pela construtora luzense Guimarães e Mesquita Ltda. Visivelmente emocionado, Dener Aparecido Bezerra, em nome da família agradeceu o reconhecimento e homenagem ao pai. “Quero agradecer a todos que, carinhosamente, tiveram a grandiosidade de entender a importância para nós desse espaço que hoje está recebendo o nome do meu pai, o senhor Luiz da Sonda. As futuras gerações vão colher aquilo que estamos plantando hoje, então quero que todos saibam que esse trabalho perpetuará para sempre na memória e no coração de todos nós”. Em seu discurso, o secretário da Sadema, Mozart Basílio, ressaltou o compromisso do governo do prefeito Agostinho com as questões ambientais, acolhendo prontamente seu projeto de recuperação do Horto. “Quero parabenizar o prefeito Agostinho que sempre investiu na preservação do meio ambiente e por sua visão ambientalista. Para mim é uma emoção muito grande estar inaugurando o horto”. A presidente da Câmara de Vereadores de Luz, Simone Cardoso da Silva, congratulou-se com o gestor do município pela obra. “Que esse espaço seja a porta de entrada para um futuro melhor, com a natureza sendo preservada para nossas crianças. Parabéns, prefeito Agostinho, pelas melhorias aqui realizadas. O Horto Municipal ficou muito bonito, muito atrativo e que esse espaço seja bem cuidado para que realmente enriqueça o patrimônio cultural e social do nosso município”. "Eu, particularmente, fico feliz em ver cada ponto de nossa cidade sendo reestruturado. Parabéns ao prefeito Agostinho que comprou a ideia do secretário Mozart em revitalizar esse local e que seja utilizado por todos em favor do meio ambiente”, pontuou o vice-prefeito Leandro Araújo. Último a falar, o prefeito Agostinho ressaltou que foi uma justa homenagem ao servidor Luiz da Sonda que, por muito tempo, dedicou-se em servir a população. “Um ambiente diferenciado que vai ser muito útil na formação ambiental das novas gerações. Hoje, Dia Mundial da Água, é muito oportuno celebrarmos aqui a reinauguração do Horto Municipal “Luiz da Sonda”. Uma justa homenagem àquele que serviu ao povo de Luz ao longo de sua trajetória, como servidor público municipal”. O Horto Municipal está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h.

Horto Municipal é reinaugurado pela Administração Municipal

Data: 24/03/2023