Nesta terça-feira, dia 22 de março, o Município de Luz entregou ao Hospital Senhora Aparecida um aparelho de videolaparoscopia que irá modernizar alguns processos cirúrgicos de pacientes do SUS. O equipamento permite que alguns procedimentos cirúrgicos sejam feitos de forma minimamente invasiva, sem grandes cortes, com menos riscos e com uma recuperação mais rápida.A compra do equipamento, no valor de R$ 213.160,02, foi feita com recursos provenientes de emenda parlamentar do Deputado Federal Franco Cartafina, por meio de pedido feito pelos vereadores Nilo, Ivan e Ananias e contrapartida da Prefeitura de Luz. Participaram da entrega oficial o prefeito Agostinho Carlos Oliveira, o vice-prefeito Leandro Araújo Tomáz, a secretária de Saúde, Luana Carvalho Mendes, os vereadores Ivan Elias e Ananias de Esteios, a diretora-executiva do Hospital, Simone Zanardi e os coordenadores administrativos e assistenciais do HSA, Misler Mesquita, Ana Flávia Gomes e Douglas Henrique Pereira. “Nesta manhã, dia mundial da água, fonte da vida, solenizamos a entrega do aparelho de videolaparoscopia para que o Hospital Senhora Aparecida faça bom uso em favor da nossa população e possamos melhorar ainda mais o serviço de saúde ofertado em nosso município. Parabéns pela conquista e muito obrigado a todos”, ressaltou o prefeito Agostinho. A diretora executiva do Hospital, Simone Zanardi, agradeceu ao Executivo e ao Legislativo pela aquisição do aparelho. “Há muitos anos esperamos por isso e finalmente chegou o grande dia. O dia de hoje é um marco na saúde do município, com a entrega de um aparelho que vai levar à população luzense o acesso à tecnologia em favor da saúde. Com o coração em festa, agradeço a todos pela aquisição desse equipamento, aos vereadores, ao deputado Franco Cartafina, ao prefeito Agostinho, ao vice-prefeito Leandro e à Luana, nossa gestora de saúde. Estou emocionada em saber que um município de 18 mil habitantes conseguiu trazer para o hospital um equipamento deste porte, que traz qualidade de vida para o ser humano” , destacou.

Gerador de energia

Na oportunidade, foi oficialmente entregue também o novo gerador de energia, já instalado, que irá atender o hospital. Um investimento de R$ 104.008,00, viabilizado por meio da parceria entre Hospital, Prefeitura e Câmara Municipal.