O Museu Histórico de Luz Casa Grande Capitão Dú recebeu na noite de sexta-feira, 10 de março, o evento de lançamento da exposição “Série: Poéticas do Cotidiano”, da artista visual Luísa Pinheiro.A cerimônia contou com a presença do prefeito Agostinho Carlos Oliveira, da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Edmara Caldas, do assessor especial, Fabrício Camargos, da Inspetora Escolar, Tereza Judith Basílio, representantes de instituições de ensino do município, amigos e familiares da artista luzense.“Agradeço por essa oportunidade de expor minhas obras neste Museu que é tão importante para Luz. É um prazer enorme fazer parte da história da minha cidade. Nessa exposição, nomeada “Poéticas do Cotidiano”, eu tento trazer um pouco desses momentos corriqueiros, rotineiros, comuns, que são importantes e praticamente ignorados. Por meio das imagens e dos títulos, apresento os meus pensamentos e as minhas reflexões. Espero que as minhas obras deem um colorido ao cotidiano de cada um de vocês”, expressou Luísa.O lançamento foi marcado pela apresentação do músico Ricardo Braga que, ao som do violino, tocouYouraise me up.“Nós, da Administração Municipal, queremos lhe agradecer Luísa, pela oportunidade de mostrar à comunidade luzense o seu trabalho. Nos sentimos honrados de termos uma jovem artista representando a cultura de Luz”, destacou Edmara Caldas, secretária de Educação, Cultura e Esportes.Em ato simbólico, o prefeito Agostinho abriu as portas do Casarão junto à artista. “Parabéns aos idealizadores desse evento e à Luísa que partilha conosco o seu talento, enriquecendo a história do Museu Casa Grande e dando-nos a oportunidade de ver o mundo pela perspectiva de seu olhar, ao contemplarmos suas obras”, observou.A fisioterapeuta Andréa Caetano, mãe de Luísa, expressou todo o sentimento de orgulho dos familiares. “É um orgulho muito grande vê-la inaugurando sua própria exposição. Parabéns pelo seu dom, pelo seu talento e dedicação”, ressaltou a mãe.Segundo Fabrício, “o intuito destas ações é divulgar e valorizar o trabalho dos artistas da cidade, democratizando o acesso às artes e visando contribuir para a construção da cidadania”. O Museu Casa Grande Capitão Du está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h e aos sábados das 9h às 13h. Quem desejar explorar as obras da artista, cuja exposição fica aberta até o mês de abril, irá se deparar com múltiplas temáticas que exploram a natureza e a vida no campo.

SOBRE A ARTISTA

Luzense, Luísa Pinheiro é artista visual, pintora, aquarelista, ilustradora e estudante de artes visuais da Universidade Federal de Minas Gerais. Desde a infância, a arte já estava presente em seu cotidiano, quando já desenhava sem medo do resultado.

Dos bonecos de barro, aos rascunhos coloridos, chegou à adolescência, quando evoluiu seus dons artísticos. Luísa acredita na arte como educação, expressão da criatividade, prática da liberdade e vivência da imaginação.