Dentro da programação do “Novembro Azul”, mês em que se intensifica a campanha para prevenção ao câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um bate-papo com o médico do PSF 2, Dr. Dêiber Costa. O evento foi realizado na tarde de quinta-feira, dia 10 de novembro, e reuniu servidores públicos do município. O prefeito Agostinho, o vice-prefeito Leandro e a secretária de Saúde, Luana Mendes, também marcaram presença.Os acadêmicos de Enfermagem da Faculdade UNA de Bom Despacho também participaram do encontro realizando testes de glicemia e aferição de pressão arterial.Durante o encontro, Dr. Dêiber falou sobre o câncer de próstata e alertou para o fato de que, se diagnosticado precocemente, tem cura. “Quebrar os preconceitos é fundamental e mesmo na ausência de sintomas, deve-se começar a fazer, anualmente, os exames de rastreamento, como o de sangue (PSA) e do toque retal. Esses cuidados devem começar a partir dos 45 anos, para homens de pele branca e 40 anos, para homens de pele negra ou que tenham histórico de câncer de próstata na família", explica.Ao final, o médico respondeu diversas perguntas sobre os sinais e sintomas da doença e esclareceu dúvidas do público presente. Ele também alertou que o câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e muitas vezes indolor, porém, alguns diagnósticos podem apresentar um avanço rápido, se espalhando para outros órgãos e podendo causar, inclusive, a morte.     A secretária de Saúde, Luana Mendes, explica que é preciso estar mais atento à prevenção e deixar o preconceito de lado. “Muitas vezes, por medo ou tabu, os homens não procuram se informarem e se cuidarem. Por isso, é necessária a conscientização dos trabalhadores quanto aos cuidados. Cuidar da saúde é coisa séria”, finaliza.