O último censo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia mostra que a catarata responde por 49% da cegueira no país, mas a Administração Municipal 2021-2024 está empenhada em tornar essa realidade diferente no município. “Recentemente a fila de espera para cirurgia de catarata foi praticamente zerada”, conta a secretária Luana Mendes.

Nas últimas semanas foram realizados 56 procedimentos, por meio da secretaria de saúde, com o objetivo de zerar a fila de espera pelo procedimento da cirurgia de Catarata.

“Este é um procedimento seguro, que melhora significativamente a qualidade de vida da população. Os idosos, por exemplo, passam a ter autonomia para a realização de algumas atividades diárias, antes prejudicadas pela baixa visão”, explica Luana.

O paciente Ronaldo José dos Santos, de 60 anos, foi um dos beneficiados e para ele poder voltar a enxergar é começar uma vida nova. “Graças ao prefeito consegui fazer essa cirurgia e voltar a enxergar, pois antes minha vida era bastante limitada”.

Outra beneficiada foi a aposentada de 74 anos, Geralda Cândida Xavier, que  comemora a realização da cirurgia. “Foi uma benção para mim fazer essa cirurgia. Estou muito satisfeita e se não fosse essa ação da secretaria de saúde, eu não teria condições de pagar pelo procedimento”, disse.

O seu Josafa Firmino Filho, de 76 anos, é outro contemplado e só teve elogios pela ação. “Foi uma cirurgia rápida. Fiz um olho e agora vou aguardar a recuperação para fazer o outro olho. Uma comodidade para nós já que o carro da prefeitura buscou e deixou a gente na porta de casa, sem contar que eu não tenho condições de pagar”, conclui.

Pensando nisso e para que o município continue sem filas de espera, a secretaria de saúde abriu cadastramento para novos profissionais e, assim, em breve novas cirurgias de catarata poderão ser realizadas em Luz.