O Museu Histórico de Luz Casa Grande Capitão Dú, recebe, até o dia 20 de julho, a Exposição “Isso foi há muito tempo, quando a tropa ainda viajava...”, o tropeirismo no Brasil. A abertura da exposição, realizada pelo Setor de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, aconteceu no dia 28 de junho, com o objetivo de disseminar a cultura do tropeirismo no Brasil para toda a comunidade.

A cerimônia de abertura da exposição contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito Agostinho, membros da equipe de governo, o presidente da Câmara, Nilo Morais e vereadores. Muitos dos convidados fizeram questão de participar deste momento, para relembrar os velhos tempos e conhecer um pouco da nossa história e tradição. Momento de aprendizado sobre o verdadeiro tropeiro com a apresentação de Inês Berranteira que encantou e atraiu os olhares do público presente, empunhando e tocando o seu berrante.

A professora e historiadora Maria Martha Rezende fez uso da palavra e relatou um pouco sobre o tropeirismo no Brasil. O colecionador e pesquisador histórico Cristiano Paulinelli Rezende apresentou parte da exposição e recitou um poema que fala do peão de boiadeiro do tempo antigo. Ele, somando-se aos amigos Rodrigo, Max, Marlene e Antônio César, são os maiores colaboradores da exposição, dispondo de seus objetos únicos e de valor histórico e afetivo para compor o acervo, aberto à visitação pública.

A exposição, um registro de um passado não tão distante da nossa história, permanecerá exposta até 20 de julho de 2022, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, no sábado, de 9h às 13h e na segunda, de 13h às 17h.

No local, a população poderá conferir fotos, peças, objetos e artefatos que remetem à cultura tropeira, mostrando ao público um pouco sobre a vida e os costumes do tropeiro no Brasil, que ainda ontem marcavam nossa história por meio de muares, tropas, tropeiros e boiadas que desbravaram nosso país.