De 29 de maio a 10 de junho, a Prefeitura de Luz, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizou ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente. A programação incluiu palestras, doação de mudas, blitz ecológica, distribuição de panfletos sobre reciclagem, entre outras ações, para conscientizar a população sobre a importância da conservação e preservação do meio ambiente.A Semana do Meio Ambiente teve início com a doação de mudas e distribuição de panfletos educativos sobre o lixo reciclável, na Praça Congadeiro Antônio Eugênio, durante o evento Família na Praça. No sábado (4/6) aconteceu o Pedal da Sustentabilidade, que premiou com uma bicicleta novinha o responsável pela bike mais enfeitada de acordo com o tema sustentabilidade.No Cinelux, palestras foram ministradas pelo gestor ambiental e doutor em engenharia florestal da YPÊBIO - Soluções Ambientais, Wanderley Jorge da Silveira Júnior, que contaram com a participação dos alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas, tendo como tema a “Conservação da natureza – APA do Córrego da Velha em questão”. Houve também um trabalho de conscientização junto às crianças da Escola Ciranda do Saber, pois “a escola é o ambiente ideal para inserir no dia a dia dos pequenos, ações de cuidado com a natureza.”, salientou a bióloga da Sadema, Sandra Pereira Campos.

Para fechar a Semana do Meio Ambiente, foi realizada na manhã da última sexta-feira, 10, com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente, uma Blitz Ecológica, com distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas e de material educativo sobre coleta seletiva junto aos cidadãos que passaram pela avenida Dr. Josaphat Macedo. 

O secretário de Meio Ambiente, Mozart Basílio, destacou como positivas as atividades realizadas. “É importante entender o que temos de mais precioso que são a fauna, a flora e os recursos hídricos. Buscamos sensibilizar a população, em especial nossos jovens estudantes, acerca de como conservar e preservar o meio ambiente. Também sobre o quanto é importante o seu papel na separação do lixo e no processo de reciclagem”, afirmou Basílio.