27/10/2021 - Casa Grande recebe servidoras da limpeza para aulão de zumba do Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Bem-Estar Social preparou uma ação importante dentro da programação do mês de campanhas de prevenção ao câncer de mama. Nossas garis foram convidadas para uma aula de zumba, realizada nesta quarta-feira, 27 de outubro, na área externa do Museu Casa Grande Capitão Dú, em alusão à Campanha Outubro Rosa.

“A prática de atividade física regular é um dos meios de prevenir a doença. Além disso, dançar ajuda a melhorar o humor das pessoas e a levantar a autoestima”, explica Charlyn Miranda, orientador social no Projeto Bem-Viver e professor de zumba.
O encontro teve, ainda, uma palestra da enfermeira Morgana Batista, sobre os cuidados que a mulher deve ter com sua saúde para se prevenir do câncer de mama. “A mulher pode se tocar e se conhecer. Esse processo de se ver no espelho é fundamental para mantermos nossa saúde em dia”, defende Morgana, hoje enfermeira no PSF 2, em Luz.

O aulão de zumba fez parte da programação do Outubro Rosa da Prefeitura de Luz, que realizou, ao longo deste mês, várias palestras em diversos locais com orientações para a realização de autoexames.

Ao final das atividades, as servidoras públicas visitaram os salões da Casa Grande, guiadas pelo prefeito Agostinho, que fez questão de frisar a importância do serviço público de qualidade para que tenhamos uma cidadania forte. “O nome de nossa profissão já diz muito: somos servidores. Estamos aqui para servir bem ao próximo, ao cidadão, servir a todos, com boa vontade. Devemos executar nossa tarefa com amor”, disse o prefeito, emocionado.

Autoconhecimento
Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres. A realização do toque nos seios é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo. A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis. O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos). Em todas as faixas etárias, podem aparecer nódulos benignos, que também precisarão de tratamento.

Administração 2021-2024