17/10/2021 - Prefeitura de Luz dá início ao projeto “Hortas Urbanas”

Acaba de nascer o projeto “Hortas Urbanas”, uma parceria entre a Sala Mineira do Empreendedor, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Municipal de Bem-Estar Social. O objetivo principal da Administração Municipal é fomentar a criação de emprego e renda para famílias luzenses, utilizando lotes vagos da Prefeitura, que se transformarão em hortas comunitárias.

Grupo participante da primeira turma do Projeto "Hortas Urbanas"“Vamos preparar e ofertar mudas para as pessoas interessadas em trabalhar com a olericultura, especificamente, com o cultivo de hortaliças, incluindo legumes e verduras. Esse tipo de cultivo tem uma facilidade de acontecer, por apresentar plantio e colheita considerados práticos e fáceis”, contou Elcília Paulinelli, uma das responsáveis pelo nascimento do projeto.

Na opinião da secretária de Bem-Estar Social, Diana Cris, a expectativa é de que as famílias possam ter produtos para a venda e também para consumo próprio. “Estimulamos, assim, o aprendizado de um ofício, que gerará emprego para pessoas de um seio familiar. Hoje, sabemos que produtos de hortas orgânicas têm grande aceitação do consumidor. Essas mesmas famílias poderão melhorar sua alimentação diária, consumindo mais verduras e legumes. Precisamos, inclusive, agradecer aos nossos parceiros que acreditam na ideia. Especialmente, aos fazendeiros Djalminha e Sr. Guarim Caetano e filhos, que têm nos fornecido esterco de gado”.

Dênis de Paulo, um dos participantes da primeira turma do curso de Olericultura, com prefeito AgostinhoO prefeito Agostinho lembrou que a Prefeitura de Luz tem vários lotes que podem ser destinados a esse tipo de trabalho comunitário. “A horta que está sendo criada aqui nesse espaço ocioso do prédio do Centro Administrativo será considerada nosso projeto-piloto. A partir disso, vamos nos atentar aos espaços que podem ser murados, pela cidade, para criar outras hortas, colocando até uma pena d´água para possibilitar a prática de plantio”, explicou.

A primeira etapa do curso de Olericultura, durou uma semana, contou com a parceria do SENAR e do Sindicato dos Produtores Rurais de Luz e teve participação de 12 pessoas da comunidade de Luz e do Campinho. Interessados em participar do projeto “Hortas Urbanas” podem procurar a Secretaria de Bem-Estar Social, de segunda a sexta, em horário comercial.

Administração 2021-2024