01/10/2021 - Alunos da Escola Dom Manoel concluem projeto empreendedor "A Galinha Ruiva"

Em uma parceria da Prefeitura de Luz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Sicoob Crediluz, estudantes da Escola Municipal Dom Manoel Nunes Coelho participaram do desfecho de mais um projeto da disciplina de Empreendedorismo e Educação Financeira do Programa Educando.

Durante as atividades, os alunos conheceram o lado empreendedor da Galinha Ruiva, personagem clássica da literatura universal que encanta gerações. “Os jovens empreendedores foram questionados com relação às atitudes dos personagens da história. Situações monetárias, vocabulário financeiro e raciocínio matemático envolvendo adição, subtração, dobro, triplo fizeram parte das atividades trabalhadas em sala de aula. Partiu das crianças o desejo em preparar um bolo tão delicioso quanto o da Galinha Ruiva”, contou a professora idealizadora do projeto, Renata Custódio.

Segundo Edmara Caldas, secretária de Educação municipal, “esse tipo de atividade permite que os alunos se tornem protagonistas na sala de aula. Permite também que as crianças exerçam a autonomia, com participação ativa desde a problematização dos ingredientes até a elaboração da receita”.

Interessante observar que o bolo de fubá foi produzido, na escola, pelas crianças, com participação das cantineiras, das professoras das turmas da 1ª, 2ª e 3ª séries, além da direção da escola. “Isso é colaborar, cooperar, trabalhar em equipe, pois quem coopera, cresce. Todos puderam ajudar a fazer o bolo e comê-lo”, concluiu a professora Renata.

Administração 2021-2024