02/09/2021 - Testagem em massa completa três meses, em Luz.

Segundo a Secretaria de Saúde, já foram feitos mais de 10 mil testes

Após três meses do início da testagem em massa, Luz está na 12ª semana consecutiva do programa #testaLuz e continua a compor um pequeno grupo de cidades brasileiras que vêm investindo nesse tipo de ação, como mais uma das formas de ajudar a baixar os níveis de transmissão do novo coranavírus entre a população. “O efeito da ação iniciada há doze semanas é bastante positivo. As pessoas aderiram ao teste, descobrimos pessoas assintomáticas que estavam doentes. Nossa atividade preventiva tem dado certo. Comprovamos isso ao analisar que nossos números têm se mantido mais baixos, desde que começamos esse trabalho”, explica Jussara Karina, secretária municipal de Saúde.
De segunda a sexta-feira, o cidadão pode procurar a central de testagem, que continua funcionando no Laboratório Municipal Joaquim Macedo, das 13h30 às 17h. “A partir dessa semana, entramos em novo horário; a testagem acontece apenas à tarde, para voltarmos a executar exames laboratoriais de rotina nas manhãs. O cidadão depende também desses tipos de exames. A gente vai sempre buscar formas de aprimorar nosso trabalho na Saúde pública”, finalizou Jussara.

Números da testagem

Desde o início da ação #testaLuz, no dia 14 de junho de 2021, até a quarta-feira, 1° de setembro, foram realizados 10.090 exames do tipo swab nasal. Porém, se somados os exames gratuitos realizados desde o dia 10 de maio, quando se iniciou o trabalho de testar pessoas suspeitas e seus comunicantes, a campanha de testagem atinge o número de 11.425 exames gratuitos aplicados nos luzenses. “Notamos que entre os positivados, muitos não tinham sintomas de gripe ou mal estar, o que reforça a importância dessa ação: resguardar em quarentena pessoas doentes, porém, assintomáticas”, explica Amanda Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária de Luz.

Quem pode testar
É preciso ressaltar que podem participar do exame não somente pessoas sintomáticas, mas também aquelas que não tiveram nenhum sintoma, o que permitirá que os resultados apontem a real situação epidemiológica da população. “Com isso, os resultados contribuirão com informações capazes de coordenar ações mais eficazes de combate à pandemia e que se antecipam às atuais políticas de manejo de leitos adotadas nas cidades brasileiras”, finaliza Jussara Karina.

Cuidados contra a covid-19
É preciso dizer que os cuidados contra a contaminação pelo novo coronavírus não podem ser abandonados. Estas regrinhas básicas são as que mais funcionam nessa luta:
- use máscara corretamente;
- higienize as mãos com álcool em gel;
- mantenha distanciamento social, sem fazer aglomeração.

Administração 2021-2024