30/08/2021 - Creche-Escola Maria do Carmo reabre após grande reforma

No portão de entrada, de termômetro e álcool em gel nas mãos, Liliane Duarte, coordenadora da Creche-Escola Maria do Carmo, recebia as crianças para o primeiro dia de retorno às atividades escolares. E ela não escondia a satisfação e a alegria desse momento. “Nós aproveitamos esse período de pandemia para cuidar do nosso espaço físico. Melhoramos ambientes e aproveitamos para reestruturar a área de banho, a lavanderia, o parquinho, a sala recreativa de TV e as salas de aula”, explica Liliane.

A creche-escola passou por uma grande reforma, antiga demanda do local, que foi desde a pintura interna e externa, ficando mais colorida, até a troca e reforço de iluminação de salas e pátios - além de salas de aula com novo formato para receber as crianças, já dentro do que prevê o protocolo de segurança contra a covid-19. “Pensando nisso, mudamos os quadros de lugar, colocamos mais baixo, para as crianças poderem desenhar. Fizemos isso também com os filtros d’água e com o dispensador de álcool em gel, tudo para que as crianças se sintam envolvidas em sala”, finaliza a coordenadora.

O prefeito de Luz, Agostinho Carlos Oliveira, esteve na Creche-Escola, com a Secretária de Educação, Edmara Caldas, para acompanhar a finalização das obras. “Estamos prontos para receber as crianças nesse momento de quase pós-pandemia, tudo com organização e segurança. Foram várias melhorias para haver o bom proveito das crianças durante o processo de Educação, um dos pilares da nossa gestão”, frisou Agostinho.

A antiga sala de TV também ganhou atenção especial da coordenação da Maria do Carmo. “Agora, o espaço fica totalmente livre para uso das crianças, já que os armários e caixas, antes aqui guardados, seguiram para outro lugar. Temos tatames novos no chão, dando conforto para que os alunos possam se divertir e aprender sobre socialização”, explica Liliane. Na opinião da secretária municipal de Educação, Edmara Caldas, os cuidados não podem parar por aí. “Para que as aulas possam se manter, sem que o coronavírus volte a provocar suspensão do ensino presencial, é preciso que a comunidade se envolva. Os pais e responsáveis precisam colaborar com o cumprimento dos protocolos sanitários, dentro e fora de casa. Percebemos que na semana de reabertura dos espaços escolares correu tudo bem, foi uma semana de alegria para todos”.

“Durante as visitas feitas às escolas e creches municipais, percebemos que os profissionais da Educação estão seguindo fielmente os protocolos, não só na questão de cuidados com a estrutura física, pois não estamos lidando somente com parte burocrática, mas com vidas. É nosso papel tentar amenizar ao máximo os riscos, para criar uma dinâmica nas escolas, pois é direito de todos o acesso à educação plena”, finaliza Edmara.

As obras de melhoria da Creche-Escola Maria do Carmo duraram um mês e foram concluídas na semana passada. Ao todo, 30 pessoas se envolveram na tarefa de reformar e preparar o espaço escolar, tornando o local mais bonito e mais seguro para o retorno das crianças e dos profissionais da educação.

Administração 2021-2024