20/06/2021 - Primeira semana da testagem em massa traz balanço positivo

Em cinco dias de trabalho, ação #testaLuz registra 2363 exames e 78 positivados

Luz faz parte de um seleto grupo de cidades brasileiras que vêm investido na testagem em massa, como mais uma das formas de ajudar a baixar os níveis de transmissão do novo coranavírus entre a população. “O efeito da ação iniciada há uma semana é bastante positivo. As pessoas aderiram ao teste, descobrimos pessoas assintomáticas que estavam doentes. Nossa atividade preventiva tem dado certo, por isso, vamos reabrir outra semana de testagem”, conta Jussara Karina, secretária municipal de Saúde.

Na próxima semana, de segunda a sexta-feira, o cidadão pode procurar a central de testagem, que continuará a funcionar na Quadra Poliesportiva do Padre Parreiras - em novo horário: das 14h às 20h. “Como é tudo novo para todos, precisamos experimentar. Vamos agora atingir um horário mais noturno, para ver se facilitamos àquelas pessoas que trabalham ao longo do dia. A gente vai sempre buscar formas de aprimorar nosso trabalho na Saúde pública”, finalizou Jussara.

Desde o início da ação #testaLuz, no último dia 14, passaram pela central de testagem 2363 luzenses. Desse total, 78 receberam seu teste como “reagente” ou “positivo” para o novo vírus Sars-Cov-2. “Notamos que entre os positivados, muitos não tinham sintomas de gripe ou mal estar, o que reforça a importância dessa ação: resguardar em quarentena pessoas doentes, porém, assintomáticas”, explica Amanda Carvalho, coordenadora da Vigilância Sanitária de Luz.

“Testar em massa não adianta se as pessoas doentes ou suspeitas não cumprem quarentena com seriedade. É preciso que haja consciência das pessoas em não sair de casa, se estiverem contaminadas. Só isso garantirá queda nos números diários do boletim”, desabafou Jussara.

É preciso ressaltar que podem participar do exame não somente pessoas sintomáticas, mas também aquelas que não tiveram nenhum sintoma, o que permitirá que os resultados apontem a real situação epidemiológica da população. “Com isso, os resultados contribuirão com informações capazes de coordenar ações mais eficazes de combate à pandemia e que se antecipam às atuais políticas de manejo de leitos adotadas nas cidades brasileiras”, finaliza Jussara Karina.

ECONOMIA LOCAL
De outro ponto de vista, economicamente analisando a testagem em massa, o município sai ganhando, muito. Essa é a opinião da agente de desenvolvimento local da Prefeitura de Luz, Elcília Paulinelli. “Investir em uma ação séria e grandiosa como a testagem que vem sendo feita no município nos ajuda a proteger, inclusive, nossa economia. A ação nos projeta a identificar o máximo possível de pessoas positivas e colocá-las em isolamento, para evitar o quem vem acontecendo em várias cidades: um ‘abre e fecha’ sem limites da atividade comercial. Isso implica muito negativamente na economia local. O #testaLuz nos ajuda a resguardar nossas atividades comerciais e melhorar a nossa economia, possibilitando passarmos da onda vermelha para amarela e, assim, para a onda verde, voltando a uma vida com mais atividade”, explica Elcília.

TESTAGEM PELO MUNDO
Muitos países e capitais pelo mundo têm prestado mais atenção em estudar e pesquisar o método da testagem em massa. A edição da Revista Galileu, de junho de 2021, trouxe em sua matéria que “Um estudo publicado na revista The Lancet Public Health concluiu que testes em massa para a Covid-19 aliados a períodos de isolamento em casos positivos são as estratégias mais econômicas e eficazes contra a disseminação do Sars-CoV-2 nos Estados Unidos”. Isso traz esperança para nossa cidade, que saiu na frente quando investiu em testagem para milhares de pessoas.

CUIDADOS CONTRA A COVID-19
É preciso dizer que os cuidados contra a contaminação pelo coronavírus não podem ser abandonados. Estas regrinhas básicas são as que mais funcionam nessa luta: use máscara corretamente; higienize as mãos com álcool em gel; mantenha distanciamento social, sem fazer aglomeração.

Administração 2021-2024