12/06/2021 - Prefeitura de Luz vai realizar testagem em massa gratuita para covid-19

Batizado de #testaLuz, programa foi desenvolvido junto com laboratórios particulares. Pasta da Saúde prevê coletar milhares de testes já na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (14/6) terá início o programa de testagem em massa para covid-19, no município de Luz. A iniciativa vem sendo organizada pela Secretaria Municipal de Saúde. O anúncio foi feito na quinta (10/6) pelo prefeito Agostinho. Os exames disponíveis à população serão os do tipo Swab nasal. A previsão é de que a prefeitura realize milhares de testes na população luzense, a depender da demanda, dividindo o atendimento das pessoas em dias determinados, de acordo com seus PSFs de origem. Segundo o chefe do Executivo, a ideia é testar a população na Quadra Poliesportiva da Escola Padre Parreiras (ao lado da Rodoviária), tornando o trabalho das equipes de Saúde mais dinâmico. Porém, os cidadãos serão chamados em dias determinados para cada PSF.  “Os casos sintomáticos já vinham sendo monitorados. Agora, além desses, estamos ampliando testagens de amostra na população assintomática. Lembrando que quem tiver com sintomas gripais, pode se dirigir à testagem em qualquer dia, sem precisar seguir as datas previstas no cronograma”, enfatizou Agostinho.
Para a secretária municipal de Saúde, Jussara Karina, essa é mais uma grande iniciativa que a Administração está colocando em prática como forma de combater o avanço da doença na cidade. “A estrutura de trabalho do ponto de testagem está pronta. Computadores, internet, profissionais treinados para colherem o material de teste. Podemos dizer que essa campanha, possibilita a qualquer cidadão o direito de receber, em poucos minutos, o resultado de seu teste gratuito”, afirmou Jussara.
O foco do programa #testaLuz é examinar o máximo de pessoas possível no município para identificar casos positivos da doença e seus contatos, que deverão ser isolados respeitando o período de quarentena necessário. “Isso vai nos ajudar a refinar as medidas de quarentena, forçando os contaminados a se manterem isolados, evitando-se que levem o vírus sem saber. Assim, a gente conseguirá redução da taxa de transmissão da covid entre nós”, finalizou Jussara.

QUEM PODE SER TESTADO
Poderão ser testadas tanto pessoas sintomáticas como assintomáticas – de qualquer idade, inclusive crianças. Quem tem sintomas, o ideal é que o teste seja feito entre o terceiro e quinto dia após o início dos sintomas, independente do dia proposto para cada PSF.

HORÁRIOS E DIAS DAS SEMANA
Não precisa se apressar! Serão realizados testes de acordo com seu PSF de origem, distribuídos ao longo dos dias da semana, das 7h às 17h.
Dias de Testagem: 14/6 – segunda-feira, público do PSF1; 15/6 – terça-feira, público do PSF2; 16/6 – quarta-feira, público do PSF 3; 17/6 – quinta-feira, público do PSF 4 e 18/6 – sexta-feira, público do PSF 5.

CENTRAL DE TESTAGEM
Os testes serão realizados na Quadra da Escola Padre Parreiras, ao lado da Rodoviária, que passará por uma limpeza geral e desinfecção, diariamente, antes e após as testagens.
As pessoas vão aguardar a vez nas arquibancadas, respeitando o distanciamento físico. A divisão será feita de acordo com dois critérios:
- pessoas que aguardam para realizar o teste;
- pessoas que aguardam o resultado do teste.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para testar, a pessoa deverá comparecer com os documentos CPF ou RG e cartão do SUS.

RESULTADOS
Depois de passar pela testagem de Swab nasal, é preciso aguardar o resultado do exame na Quadra. O resultado ficará pronto em até 30 minutos. O paciente receberá o seu laudo e, caso esteja positivo para covid-19, o cidadão deverá procurar seu PSF para avaliação médica, imediatamente.

FIQUE POR DENTRO!
O cronograma da Campanha #testaLuz será divulgado na Rádio Alvorada e nas redes sociais da prefeitura. Fique atento para não perder seu dia!

Administração 2021-2024