02/06/2021 - Doação e plantio de mudas marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente em Luz

No próximo sábado, dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Antecipando a celebração da data, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sadema), com apoio da Sala Verde e da Polícia Militar de Meio Ambiente de Luz, realizou, nesta quarta-feira (2/6) uma ação de doação e plantio de mudas no município.
Uma tenda, com mudas de diferentes espécies, foi montada em frente à agência do Sicoob Crediluz para entrega de mais de 150 mudas de Resedá, Pororoca, Angico, Jambo, Quaresmeira, Cajamanga, Mangueira, Romã, Ipês (branco, rosa, amarelo, roxo), Jacarandá mimoso, Pau ferro e Limoeiro. Estavam presentes ao evento o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Mozart Basílio; a bióloga Sandra Pereira Campos Cardoso, a servidora Marília Aparecida Almeida Ventura, e os policiais militares de Meio Ambiente, 2° Sargento Edir Evangelista e o Cabo PM Daniel Elias.
Além de homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente, o objetivo da ação foi levar às pessoas a oportunidade de realizar um plantio e ter mais contato com o verde. "Planejamos esse grande dia com a felicidade de saber que as mudas levarão mais verde para as pessoas, despertando nelas o cuidado com a natureza. As mudas que foram doadas podem ser plantadas em calçadas, chácaras e sítios”, afirmou Mozart Basílio.

As mudas servem de incentivo para alguns e de presente para outros. Alan Silva, de 13 anos, fez questão de passar pelo local e escolher quatro mudas com destino certo. "O quintal da minha casa é grande. Já temos várias árvores plantadas e quero plantar mais. Nós adoramos plantar, adoramos o verde e a natureza e essas mudas vão ser as próximas que iremos plantar e cuidar com muito amor e carinho", afirmou Alan.

Quem também passou pelo local foi o Chefe da Unidade Técnica do IBAMA em Lavras, o luzense Marcelo Ferreira Guimarães. Ele fez questão de levar algumas mudas que serão plantadas em sua propriedade rural e elogiou a ação, que afirma ser muito importante: “Parabéns à Prefeitura de Luz, à Secretaria de Meio Ambiente e à Polícia Ambiental, por essa iniciativa.  A distribuição e o plantio de mudas são fatores de grande importância e vem ao encontro da necessidade de revegetar as áreas de mananciais e nascentes para a melhoria da oferta de água para as pessoas”, destaca Marcelo.
Além da distribuição de mudas à população, também foi realizado o plantio da espécie Resedá, própria para arborização urbana, em alguns pontos da cidade. Fizeram o plantio, alguns cidadãos luzenses, com apoio do secretário Mozart Basílio e dos policiais ambientais Daniel Elias e Edir Evangelista.

Se você não passou pelo local, mas gostaria de retirar uma muda para plantio, pode procurar a Secretaria, fazer o pedido e retirar, gratuitamente, as mudas no Horto Municipal.
Cuidar do meio ambiente é um compromisso com a saúde e a vida!

Administração 2021-2024