01/06/2021 - Prefeitura de Luz amplia em mais de 200% a testagem gratuita de covid-19 no município

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Luz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou em mais de 200% o número de testes gratuitos feitos em pessoas que apresentem sintomas de covid-19, sendo o teste extensivo a pessoas de seu convívio. Foram adquiridos inicialmente 3 mil testes para detectar a doença e uma nova remessa desse tipo de exame já está sendo providenciada pela Secretaria de Saúde, para ampliar ainda mais a testagem no município. Segundo a secretária de Saúde, Jussara Karina, as pessoas que estiverem com sintomas devem procurar o Posto de Saúde, sendo cada caso avaliado pelo médico. De acordo com o diagnóstico da consulta, será solicitado ao cidadão que faça o exame, mas de forma gratuita: “Adquirimos os testes e fizemos uma parceria com os laboratórios da cidade, além do laboratório municipal. Os pacientes indicados pelos médicos fazem o teste de forma gratuita e, em caso de testarem positivo, indicam até 10 (dez) pessoas de seu convívio diário para também realizarem o exame, mesmo sem sintomas”, explica Jussara.
Os testes adquiridos pela Secretaria de Saúde são os classificados como “Teste rápido antígeno SWAB NASAL para SARS COV 2”, que detectam de forma mais rápida e eficaz a presença de carga viral organismo da pessoa. “Em caso de testarem positivo, as pessoas são orientadas sobre o isolamento social, que é fundamental para vencermos essa guerra contra o coronavírus. Além disso, essas famílias são acompanhadas por equipe de saúde, por meio de telemonitoramento”, completa Jussara.
Com aumento expressivo de mais de 200% no número dos testes aplicados pela Prefeitura, já era esperado pela Secretaria de Saúde que o número de casos também aumentasse. “Como eram realizados poucos testes, possivelmente o número de casos ativos não era tão bem identificado. Com essa ampliação dos testes, mais casos estão sendo detectados e estamos fazendo o monitoramento e acompanhamento de todos, para podermos controlar a situação em nosso município. É importante frisar, quanto mais testes, mais casos positivos possivelmente teremos”, detalha Jussara Karina.

Com o compromisso de sempre cuidar da Saúde da população, a Prefeitura tem trabalho para ampliar ainda mais a testagem. Já estão sendo feitos contatos para adquirir um número maior de testes, possibilitando que mais cidadãos sejam testados nos próximos dias, colocando os possíveis infectados em isolamento e tratamento, garantindo que os números de casos ativos em Luz voltem à normalidade.

Administração 2021-2024