29/03/2021 - Prefeitura faz balanço positivo da 8ª Conferência de Meio Ambiente

De 22 a 26 de março, a Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SADEMA, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA realizou mais uma edição da tradicional conferência de meio ambiente em nosso município. Devido à pandemia, todas as palestras foram realizadas pela plataforma Meet. E o que poderia ter sido um grande problema para as discussões, acabou dando oportunidade para que cidadãos até mesmo em outras cidades e estados participassem ativamente, opinando e sugerindo propostas de melhorias.

Os assuntos abordados durante a conferência, principalmente os ligados a resíduos sólidos, esgoto, arborização urbana e legislação ambiental, foram discutidos por nomes conhecidos no meio acadêmico, levando mais conhecimento e informação à sociedade. “É de grande importância ouvirmos as pessoas, para que haja o fortalecimento do processo democrático municipal. Agora, as propostas e sugestões serão filtradas pelo Codema, organizadas, para que possamos aplicá-las em nossa prestação de serviços aos cidadãos”, explica o prefeito de Luz, Agostinho.

Os encontros remotos, com palestras sobre temas diversos, tiveram início no dia 22, falando sobre “O comitê de bacias e a produção de água por meio do pagamento por serviços ambientais – PSA”, por Dirceu de Oliveira Costa. Dia 23, o advogado luzense Gustavo Ferreira Carvalho apresentou o tema “Meio Ambiente digital e a democratização do acesso à internet nos municípios”. No dia 24, o público aproveitou a presença de Maeli Estrela Borges, com o tema “Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos” e, no dia 25, “Os benefícios da Arborização Urbana”, por Lucélio Nativo da Assunção. O encerramento aconteceu na sexta-feira, dia 26 de março, com a Plenária Deliberativa Final e o ato de encerramento, com o presidente do CODEMA, Edivaldo Dias da Silva.

Na opinião do secretário municipal de Meio Ambiente, Mozart Basílio, “ao utilizarmos a plataforma virtual, tudo foi muito novo. Mas entendemos que isso potencializou a interação entre os participantes. Devemos relembrar a vocês: a Conferência é a aprovação do texto-base do Plano Municipal de Meio Ambiente, que funcionará como uma série de diretrizes que nortearão as políticas ambientais do município pelos próximos 2 anos”.

Vale ressaltar que a participação da comunidade foi e continuará a ser de extrema importância para o desenvolvimento sustentável da cidade. “Muitos presentes pela primeira vez compreenderam, ao final dos trabalhos, que a conferência é o grande momento de trazer questões que visam a ampliar e dar visibilidade para os temas ambientais em Luz, gerando progresso real”, destaca a bióloga do CODEMA, Sandra Pereira Campos Cardoso.

ELEIÇÃO - Durante a webconferência, foi também constituída a nova equipe do Codema, para os anos de 2021 a 2023, que, durante sua primeira reunião, realizará eleição para escolha do presidente, vice, 1° e 2° secretários e tesoureiro.

Administração 2021-2024