19/02/2021 - Idosos de 90 anos ou mais já estão imunizados em Luz

Nesta sexta (19), a Secretaria Municipal de Saúde finalizou a etapa de vacinação dos idosos com 90 anos ou mais, que residem em Luz. Essa fase dos trabalhos teve início na última sexta-feira, quando 46 dos 73 idosos foram visitados em casa. Seu Geraldo Guimarães, 95 anos, um dos cidadãos mais idosos do município, recebeu a 1ª dose na semana passada e convidou os outros idosos a se entusiasmarem com a vacinação.

Em plena segunda-feira de Carnaval (15/2), Dona Estela Gusman, de 97 anos, recebia a equipe municipal de Saúde com um sorriso diferente. Ao saber que seria vacinada contra o coronavírus, a peruana, que há 13 anos reside em Luz, se disse “muito contente”. Roxana, acompanhando a mãe, comentou que agora a vida começa a voltar ao normal. “Graças a Deus, contamos com nossas amigas do PSF-3, que sempre nos apóiam e dão conforto”, comentou.

Também Dona Zulmira, de 95 anos, acompanhada pela família, se disse satisfeita com o trabalho de imunização do município. “Agora, a gente fica mais tranquila”, declarou a idosa, que está bem e gosta de cuidar das plantas e da casa.

Dona Efigênia, também com 95 anos, brincou e quase dispensou a picadinha de agulha. A filha dela, Elba, disse que a vacina é importante para elas poderem voltar a andar na rua, sem preocupação.
A secretária municipal de Saúde, Jussara Karina, explicou que a ordem de atendimento desse público foi seguida pela lista dos PSFs municipais e responderam à prioridade por idade. “Todos receberam a dose, nesta nova etapa dirigida a esse público de 90 anos ou mais, mas nossa satisfação completa só virá quando toda a população luzense estiver imunizada”, finalizou.
A Secretaria de Saúde ressalta, ainda, que idosos de 90 anos ou mais, que eventualmente não tenham sido vacinados, por não estarem cadastrados no E-sus, devem procurar os PSFs, com documento pessoal e comprovante de residência para atualizar o cadastro.

VACINÔMETRO EM LUZ
Nosso Vacinômetro registra 441 pessoas vacinadas até essa sexta-feira, 19 de fevereiro, em Luz. São 278 Profissionais da Saúde, 65 idosos de 90 anos ou mais, 88 idosos institucionalizados, residentes na Vila Vicentina e no Abrigo Nossa Senhora Aparecida e 10 pessoas institucionalizadas, com deficiência.

Administração 2021-2024