18/02/2021 - Dia 1º de março começa o mutirão de limpeza, em Luz

“É hora de você participar, conscientemente, da limpeza urbana de nossa cidade. Além de um ambiente mais organizado, tem também a questão de controle da dengue. Afinal de contas, o mosquito Aedes aegypti não sai de quarentena. Aí que você entra nessa luta, mantendo os quintais limpos e sua caixa d’água tampada”, convida o prefeito Agostinho.
O mutirão de limpeza, tradicionalmente realizado duas vezes ao ano, não aconteceu no final de 2020, gerando reclamações de pessoas sobre lotes e quintais sujos. Ouvindo a população e em atendimento a uma solicitação da Secretaria de Saúde, a Administração Municipal decidiu fazer um novo mutirão, ainda que iniciado em março, mês de chuvas, resolvendo a situação que tanto tem preocupado os munícipes.

O secretário de Obras, Américo Osselieri Leite (foto), explica que o cronograma de recolhimento do entulho foi pensado em quatro grandes setores, dividindo o mapa da cidade entre as avenidas Dr. Josaphat Macedo e Laerton Paulinelli. “Pedimos que as pessoas fiquem ligadas às datas do seu bairro, para que coloquem seu entulho na rua, dentro do prazo estipulado para cada setor. Assim, se todos colaborarem, não haverá atraso na prestação do serviço”, explica Américo.
Os moradores devem colocar qualquer tipo de lixo para fora: entulhos, podas de árvores, capinas de lotes e quintais. O Setor de Limpeza Urbana pede que os materiais sejam colocados na rua, e não sobre as calçadas, e informa que não haverá recolhimento fora dos prazos estipulados.

Confira bairros e datas que fazem parte de cada grande setor do mutirão:

Setor 1 - 1° a 10 de março
Região acima da Avenida Laerton Paulinelli, à esquerda da Av. Dr. Josaphat Macedo (sentido BR-262).
Bairros: Monsenhor Parreiras, Dom Belchior e parte dos Grandes Lagos

Setor 2 - 11 a 20 de março
Região acima da Avenida Laerton Paulinelli, à direita da Av. Dr. Josaphat Macedo (sentido BR-262).
Bairro: Nossa Senhora Aparecida

Setor 3 - 21 a 30 de março
Região abaixo da Avenida Laerton Paulinelli, à direita da Av. Dr. Josaphat Macedo (sentido BR-262).
Bairros: Rosário, Novo Oriente, Morro do Jorge e parte do Centro.

Setor 4 - 31 de março a 9 de abril
Região abaixo da Avenida Laerton Paulinelli, à esquerda da Av. Dr. Josaphat Macedo (sentido BR-262).
Bairros: Grandes Lagos, Monsenhor Parreiras, Conjunto Macedônia, Solar Caetano, Centro e Nações.

Força-tarefa
O mutirão é uma ação conjunta da Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e da Secretaria de Saúde (Setor de Endemias), e tem o objetivo principal de eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegipty, no território do município. Uma cidade limpa é responsabilidade de todos!

Administração 2021-2024