09/02/2021 - Jacaré que vivia na ETE, em Luz, ganha a natureza

Uma cena inusitada tomou conta das rodas de conversa, redes sociais e grupos de WhatsApp, em Luz, nesta terça-feira (9). Um jacaré-de-papo-amarelo, com cerca de 20 anos e 1,80 metro de comprimento, foi capturado e retirado das lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto do município, com apoio da Polícia Militar Ambiental de Luz. O diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Sandro Aguiar, disse que o animal vivia no espaço há mais de 15 anos e várias tentativas de captura foram realizadas, nesse período, sem sucesso. “Assim que foi retirado da água, levamos o animal ao veterinário e, posteriormente, o réptil foi solto na natureza, em local seguro e próprio para sua sobrevivência”, contou Sandro. Outro exemplar de jacaré-de-papo-amarelo vive no mesmo local e deve ser retirado, quando possível.

Conheça o jacaré-de-papo-amarelo
Os animais podem atingir o comprimento de até 3,5 metros. O ciclo de vida é longo, podendo ultrapassar os 50 anos de idade. Presente em países da América do Sul como Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Brasil, o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) ocorre naturalmente nas bacias do São Francisco e Paraná. Esses crocodilianos vivem em áreas alagáveis como brejos, mangues, pântanos, rios e lagoas, onde tomam seus longos banhos de sol. Em relação à reprodução, o acasalamento ocorre entre os meses de agosto e janeiro no país, especialmente quando há temperaturas mais elevadas. O jacaré-de-papo-amarelo costuma botar seus ovos em ninhos que concentram, em média, de 15 a 50 unidades. A incubação dos ovos dura de 65 a 90 dias e é por meio de variações de temperatura que se define o sexo dos animais: até 31º C, nascem fêmeas. Até 33º C, os filhotes serão machos.

Administração 2021-2024