05/02/2021 - Idosos da Vila Vicentina e do Abrigo recebem a primeira dose da vacina contra Covid-19

Dona Clara Maria da Silva, de 100 anos, foi a pessoa mais idosa a ser vacinada, hoje, na Vila Vicentina. A técnica de enfermagem Berenice, primeira luzense a receber a vacina contra a Covid-19 no município de Luz, aplicou a dose na Dona Clara

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na tarde desta sexta-feira (5), a vacinação contra Covid-19 em idosos e funcionários de duas instituições de longa permanência do município, a Vila Vicentina Dom Manoel e o Abrigo Nossa Senhora Aparecida. Ao final da ação,79 idosos, das duas instituições, receberam a primeira dose.
A imunização começou às 13h, com duas equipes de vacinação, e foi concluída ainda na sexta, segundo a coordenação de Atenção Primária e Imunização do município. A segunda dose deverá ser aplicada com intervalo de 15 a 21 dias.
A primeira idosa a receber a vacina, no Abrigo, foi a senhora Albertina da Costa Oliveira, de 82 anos. E a idosa de maior idade foi D. Vicência Maria Amorim, de 93 anos. Na Vila Vicentina, a primeira institucionalizada e mais idosa a receber a vacina contra a Covid-19, foi a senhora Clara Maria da Silva, que vai completar 101 anos no mês de abril.
O administrador interno do abrigo Nossa Senhora Aparecida, Alex Santos, afirmou ser um momento muito esperado por todos da instituição, diretoria, funcionários e, principalmente, os idosos. “Já se passaram 11 meses desde o fechamento do Abrigo para visitação da comunidade e familiares. Sabemos da importância dessas pessoas no convívio dos que aqui vivem. Foi um ano atípico que ficará marcado na história de todos, e principalmente da instituição. Graças a Deus, a vacina vem sendo distribuída e chegará para ser aplicada aos idosos, trazendo mais esperança para todos”, destacou.
Alex faz questão de ressaltar que ainda é necessário continuar com todas as medidas preventivas, aguardando a segunda dose e o prazo de avaliação após a vacinação e, então, iniciar uma possível flexibilização. “O que mais desejamos é ver os nossos idosos receberem o abraço dos seus familiares, pois sabemos da importância desse afeto. Mas ainda é preciso esperar”, concluiu.

Dona Albertina da Costa Oliveira, 82 anos, foi a primeira idosa a receber a vacina no Abrigo Nossa Senhora Aparecida

229 DOSES CHEGARAM NA ÚLTIMA SEGUNDA
Na manhã de 1° de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Luz recebeu mais 229 doses de vacinas para atender profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 e idosos institucionalizados do município. São 79 novas doses de Coronavac e 150 doses da vacina Astrazeneca. As vacinas chegaram sob escolta da Polícia Militar.
Além dessas, também foram disponibilizadas as 56 doses da vacina Coronavac, referentes à segunda dose dos primeiros vacinados, iniciada no dia 20 de janeiro.

VACINÔMETRO
Na próxima terça (9), o Vacinômetrono no município de Luz vai registrar 285 cidadãos vacinados, sendo 206 trabalhadores da saúde e 79 idosos institucionalizados.

Administração 2021-2024