05/02/2021 - Não haverá ponto facultativo e feriado de Carnaval em Luz

A Prefeitura de Luz, após determinação do Comitê Municipal de Combate à Covid-19, em reunião realizada na tarde de 4 de fevereiro, decidiu pelo cancelamento do ponto facultativo nas datas do Carnaval 2021, devido à pandemia do novo coronavírus.
As atualizações no Decreto 2992/2021, que estabelece os feriados municipais e datas de ponto facultativo nas repartições públicas municipais no ano de 2021, devem ser publicadas já na próxima segunda-feira, dia 8. Assim, fica decretado que NÃO HAVERÁ PONTO FACULTATIVO no Carnaval 2021. Essa foi também uma das séries de recomendações do Governo de Minas Gerais para os 853 municípios mineiros, para se evitar a aceleração da Covid-19 no Estado. Com isso, haverá expediente normal nas repartições públicas e nos comércios, segundo a Associação Comercial e Industrial de Luz (ACIL), nos dias 15 (segunda-feira), 16 (terça-feira) e 17 de fevereiro de 2021 (quarta-feira).
O município também não dará autorização para a realização de qualquer outro tipo de evento carnavalesco particular nem concederá recursos públicos para custear atividades relacionadas à festividade.

Servidores do Estado também não terão ponto facultativo.
O Governo de Minas Gerais já havia tomado a mesma medida, não havendo ponto facultativo no Estado. Portanto, servidores públicos estaduais terão expediente regular durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro.
A justificativa para cancelar o ponto facultativo, segundo o Governo de Minas, é para desestimular viagens e a "ocorrência de eventos que possam gerar aglomeração e provocar o aumento de infecções pelo coronavírus".
De acordo com o Portal da Transparência, o estado tem cerca de 147 mil servidores públicos. Para esses, o ponto facultativo de carnaval está cancelado.

Administração 2021-2024