20/01/2021 - Município de Luz aplica as primeiras doses da vacina contra a Covid-19

As primeiras 56 doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 destinadas a Luz chegaram ao município no início da tarde desta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021. Os imunizantes vieram da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Divinópolis e foram transportados por um veículo da Secretaria Municipal de Saúde, escoltado pela Polícia Militar, sendo recebidos pelos responsáveis no PSF-5.

O prefeito Agostinho, e o vice-prefeito, Leandro, acompanharam a secretária municipal de Saúde, Jussara Karina, no momento da chegada das vacinas à Unidade Básica de Saúde - PSF 2, registrando um marco histórico para a cidade. Seguindo critérios definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, a imunização começou por profissionais da área da Saúde, pois eles estão diretamente expostos na linha de frente de combate à doença.

A primeira profissional a ser vacinada foi Berenice Mendes Barbosa Vieira, técnica de enfermagem que trabalha no PSF-1 de Luz. Ela tem 54 anos e trabalha com enfermagem há 25 anos. “Esse é um momento de muita alegria, mas ela não está completa, porque só será uma alegria completa quando a gente vacinar toda a população”, declarou, emocionada.
Além da enfermeira, também receberam a vacina, nesse primeiro momento: Eliane Furtado Paulinelli, coordenadora da central de imunização no município; Ediléia Aparecida Costa, técnica de enfermagem no PSF-5; Juliano de Jesus Ferreira, enfermeiro no PSF-1 e Dr. Deiber Costa Silva, médico no PSF-2.
A lista dos demais profissionais que receberam, hoje, e que receberão amanhã, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 inclui técnicos de enfermagem, médicos, recepcionistas, enfermeiros, técnicos em radiologia e fisioterapeuta.

O médico Dr. Deiber, ao receber a imunização nesta tarde, afirmou se sentir feliz com esse momento e salientou que a população ainda precisa continuar se cuidando. “Hoje, dia 20 de janeiro, pudemos concretizar o sonho esperado pela humanidade. E que seja em breve para toda a população. Por isso, ainda é preciso tomarmos os cuidados e principalmente evitar as aglomerações”.
Vale destacar que, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o intervalo entre a primeira e a segunda doses é de 14 a 21 dias.

FASES DE VACINAÇÃO (dados do Ministério da Saúde)
Em breve, o município receberá mais doses de vacina, que serão destinadas aos públicos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde:
Fase 1: Trabalhadores de Saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas (ou seja, que vivem em instituições de acolhimento, como asilos); população indígena aldeada em terras demarcadas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas, pessoas maiores de 18 anos com deficiência em residências inclusivas.
Fase 2: Pessoas de 60 a 74 anos.
Fase 3: Pessoas com morbidades, como diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, obesidade grave (IMC≥40).

CUIDADOS
Apesar do início da imunização das pessoas, ainda é hora de muitos cuidados. Os protocolos sanitários devem ser seguidos por todos. Manter distanciamento social, higienizar as mãos com água e sabão e uso de álcool em gel, além de evitar abraços e apertos de mãos. Atitudes do cotidiano que ajudarão a diminuir os números de infectados, até que haja vacinas para todos.

Administração 2021-2024