20/01/2021 - Município de Luz aplica as primeiras doses da vacina contra a Covid-19

As primeiras 56 doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 destinadas a Luz chegaram ao município no início da tarde desta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021. Os imunizantes vieram da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Divinópolis e foram transportados por um veículo da Secretaria Municipal de Saúde, escoltado pela Polícia Militar, sendo recebidos pelos responsáveis no PSF-5.

O prefeito Agostinho, e o vice-prefeito, Leandro, acompanharam a secretária municipal de Saúde, Jussara Karina, no momento da chegada das vacinas à Unidade Básica de Saúde - PSF 2, registrando um marco histórico para a cidade. Seguindo critérios definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, a imunização começou por profissionais da área da Saúde, pois eles estão diretamente expostos na linha de frente de combate à doença. 

A primeira profissional a ser vacinada foi Berenice Mendes Barbosa Vieira, técnica de enfermagem que trabalha no PSF-1 de Luz. Ela tem 54 anos e trabalha com enfermagem há 25 anos. “Esse é um momento de muita alegria, mas ela não está completa, porque só será uma alegria completa quando a gente vacinar toda a população”, declarou, emocionada.
Além da enfermeira, também receberam a vacina, nesse primeiro momento: Eliane Furtado Paulinelli, coordenadora da central de imunização no município; Ediléia Aparecida Costa, técnica de enfermagem no PSF-5; Juliano de Jesus Ferreira, enfermeiro no PSF-1 e Dr. Deiber Costa Silva, médico no PSF-2.
A lista dos demais profissionais que receberam, hoje, e que receberão amanhã, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 inclui técnicos de enfermagem, médicos, recepcionistas, enfermeiros, técnicos em radiologia e fisioterapeuta.

O médico Dr. Deiber, ao receber a imunização nesta tarde, afirmou se sentir feliz com esse momento e salientou que a população ainda precisa continuar se cuidando. “Hoje, dia 20 de janeiro, pudemos concretizar o sonho esperado pela humanidade. E que seja em breve para toda a população. Por isso, ainda é preciso tomarmos os cuidados e principalmente evitar as aglomerações”.
Vale destacar que, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o intervalo entre a primeira e a segunda doses é de 14 a 21 dias.

FASES DE VACINAÇÃO (dados do Ministério da Saúde)
Em breve, o município receberá mais doses de vacina, que serão destinadas aos públicos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde:
Fase 1: Trabalhadores de Saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas (ou seja, que vivem em instituições de acolhimento, como asilos); população indígena aldeada em terras demarcadas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas, pessoas maiores de 18 anos com deficiência em residências inclusivas.
Fase 2: Pessoas de 60 a 74 anos.
Fase 3: Pessoas com morbidades, como diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, obesidade grave (IMC≥40).

CUIDADOS
Apesar do início da imunização das pessoas, ainda é hora de muitos cuidados. Os protocolos sanitários devem ser seguidos por todos. Manter distanciamento social, higienizar as mãos com água e sabão e uso de álcool em gel, além de evitar abraços e apertos de mãos. Atitudes do cotidiano que ajudarão a diminuir os números de infectados, até que haja vacinas para todos.

PREVISÃO DO TEMPO
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
SERVIÇOS ONLINE
REDES SOCIAIS
RECEBA NOVIDADES DA PREFEITURA
Insira seus dados abaixo para receber informativos sobre o que acontece em nossa Gestão:
Prefeitura Municipal de Luz
Av. Laerton Paulinelli, 153
Monsenhor Parreiras - 35595-000 - Luz/MG
Todo material publicado neste website poderá ser distribuído
gratuitamente perante notificação prévia no e-mail:
comunicacao@luz.mg.gov.br
Administração 2021-2024
Desenvolvimento: iSoluçõesWEB