24/07/2020 - CAPS – Luz comemora 5 anos de atenção e carinho à Saúde Mental luzense

O ano de 2015 foi marcado por grandes obras realizadas pela Administração Municipal, como a Estação de Tratamento de Esgoto e o Posto de saúde de Campinho, a cobertura da Pça. de Eventos Congadeiro Antônio Eugênio, Cobertura do pátio da Escola Dom Manoel, asfaltamento de mais 30 ruas, como a R. Tiradentes,  R. Matutina, R. José Barbosa Leão, R. Professor Tíndaro, R. Belo Horizonte, R. Vigário Parreiras e tantas outras, além da pavimentação de todo o distrito de Esteios.

O CAPS foi uma dessas grandes obras, a sua inauguração foi um marco na saúde do município de Luz: 24 de julho de 2015.

Na ocasião aconteceu também a II Conferência Municipal de Saúde Mental, com a presença de mais de 200 pessoas.

Uma obra pioneira que veio consolidar o desenvolvimento da Saúde Mental, que o Município oferece a toda população há 5 anos.

A implantação do serviço em Luz, foi fruto da luta de diversas lideranças políticas e da área de saúde do município, além do importante apoio da Câmara junto com a Administração Municipal.

Durante 3 anos, o CAPS foi mantido exclusivamente com recursos próprios do município, uma vez que o Governo Federal e Estadual, não repassaram os recursos prometidos. Só a partir de 2018 a contrapartida das outras esferas passaram a ser enviadas regularmente.

Vários vídeos instrutivos gravados pela equipe do CAPS em comemoração aos seus 5 anos, foi divulgado durante essa semana e ilustram essa matéria.

A Psicóloga do PSF 4 - Marina Botelho - fala sobre o Preconceito com a pessoas contaminadas pelo Coronavírus

O Centro de Atenção Psicossocial – Luz (CAPS) foi adaptado de acordo com as normas de Vigilância Sanitária, sendo um serviço de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais.

A Psicóloga do CAPS - Viviane Gomes fala sobre um tema polêmico: Suicídio

Os principais objetivos são: Diminuir o número de internações em hospitais psiquiátricos, promover ações de reinserção social e trabalhar a diminuição do estigma e preconceito em relação às pessoas com transtorno mental.

A Coordenadora da Saúde Mental do Município - Fabiana França - Fala sobre o perigo das Fake News em tempos de Pandemia

Tem ainda como missão prestar assistência especializada de qualidade, e humanizada para esses pacientes e também aos seus familiares.

Parabéns ao CAPS-Luz e toda a equipe da assistência à Saúde Mental do município.