13/05/2020 - Obras de restauração, readequação e revitalização da Casa Grande seguem avançadas

A Casa Grande, conhecida no passado por “Paço Municipal”, sede da primeira Câmara Municipal da “Villa Luz” foi também Prefeitura de Luz, antes, se tornou a residência do líder político do Aterrado, Coronel José Thomaz d’Oliveira, deixada a seu filho, Capitão Alexandre Dú, primeiro Prefeito Municipal de Luz.

Em estilo neoclássico, construída no início do século XX (ou nos últimos anos do século XIX, não há data precisa sobre o período de edificação), é considerada uma réplica menor do Palácio do Catete, antiga sede do Governo Federal no Rio de Janeiro.

O prédio também sediou o Clube Recreativo Luzense e a “ALA” – Associação Luzense de Atletismo, nos anos de 1940 e 1950.

Serviu ainda, de residência do médico e fazendeiro luzense, Dr. Josaphat Macedo, fundador da FAEMG e Prefeito de Mariana, por duas vezes.

Após longo processo de desapropriação o imóvel foi tombado como patrimônio histórico, em 2010, pelo despacho 170, de 28 de dezembro de 2010 e registrada em livro de tombo sob a inscrição 001/10, código de inventário EAU 04.

Desde o ano de 1997 a residência recebe obras de reforço estrutural e a atual gestão municipal tem se empenhado para efetivar o restauro e colocar à serviço da comunidade como o “Museu dos Ciclos Econômicos do Município de Luz”, garantindo assim a preservação integral do bem.

O imóvel também abrigará espaço para um Café Literário, oficinas de artesanato e uma loja para a comercialização dos produtos produzidos na casa.

Desde julho de 2015 as obras de restauração vêm sendo realizadas de forma ininterrupta no bem.

O valor de R$60.300,00, foi aprovado no edital do Fundo Estadual de Cultura para a readequação arquitetônica do bem. Os demais recursos são oriundos do Fundo Municipal de Cultural - FUMPAC - advindos da pontuação no ICMS do Patrimônio Cultural e recursos próprios da Prefeitura de Luz.

Até o momento já foram executados vários serviços que deram novo visual à ex-residência da família Dú:

Troca de calhas e rufos do telhado;

Execução de contra piso do imóvel;

Reboco de alvenarias;

Substituição por réplicas dos pináculos da fachada, balaustrada e corrimão da sacada;

Aplicação de fundo preparador nas alvenarias externas;

Aplicação de impermeabilizante nas alvenarias externas;

Substituição dos marcos das janelas;

Limpeza do terreno;

Construção de muro;

Restauro dos gradis de acesso;

Recuperação de detalhes arquitetônicos de alto e baixo relevo;

Recuperação dos jardins;

Revitalização externa.