24/01/2020 - Prefeitura de Luz, através da SADEMA, busca parceria com a UFPR E UEMG - Campus Carangola

Na quinta-feira (23/01), ocorreu na Sala Verde “Pau – Terra”, no Centro Administrativo Municipal, uma reunião com o atual secretário da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SADEMA, Edivaldo Dias da Silva e com os professores Dr. Paulo Rogério Lopes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Dra. Keila Cassia Santos Araújo Lopes, da Universidade Estadual de Minas Gerais - (UEMG), do Campus localizado na cidade de Carangola.

Durante a reunião foi proposto uma parceria entre a Prefeitura de Luz e as universidades em questão.

Dr. Paulo Rogério possui um vasto currículo em diversas áreas ligadas ao meio ambiente e agricultura. Ele é pós-Doutor em Recursos Florestais, momento em que defendeu tese sobre: Agricultura de base ecológica, sanidade vegetal e transição agroecológicas em áreas de assentamentos rurais na região do Pontal do Paranapanema/SP.

Dra. Keila Cassia Santos Araújo Lopes é Doutora em Geografia, além de também possuir mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural. Sua ligação com a cidade de Luz se deu pelo tempo que se graduou em Geografia pela FASF - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco. Contribuiu com o Projeto Assentamentos Agroecológicos na região Extremo Sul da Bahia em parceria com os movimentos sociais do campo e ESALQ/USP. Participou da coordenação de Projeto de pesquisa sobre Agrotóxicos no Extremo Sul da Bahia e atualmente coordena o projeto de pesquisa e extensão "Tecendo saberes socioambientais no litoral paranaense com educadoras e agentes de desenvolvimento local - Educação e Agroecologia".

Os professores Dr. Paulo e Dra. Keila, apresentaram uma proposta de transição agroecológica e desenvolvimento territorial para o Município e região, a partir de ações formativas de educadores e educadoras multiplicadores em Educação e Agroecologia, diagnósticos socioambientais, problematização da realidade local, planejamento participativo e ações de conservação ambiental aliadas à produção ecológica e geração de renda.

A reunião também contou com a participação de vários professores da rede publica estadual, municipal e particular.