28/11/2019 - Cerimônia de encerramento do Projeto Produtor de Água, na Microbacia do Córrego da Velha

A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Luz realizou, na tarde de quarta-feira, 27/11, no Parque de Exposições “Zé Carolina”, o Dia de Campo com a cerimônia de encerramento das atividades do Projeto Produtor de Água na Microbacia do Córrego da Velha.

Além do Prefeito de Luz, Aílton Duarte, participaram do evento o Vice-Prefeito, Antônio Carlos Xavier; a Secretária Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Lourdes Miriam Araújo Raposo; a Analista Ambiental da Assessoria de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – FAEMG, Mariana Pereira Ramos (foto), o Diretor de Negócios do Sicoob Crediluz, Guilherme Resende de Oliveira; extensionista da EMATER e representante da Unidade de Gestão do projeto, José Luís de Faria, o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco, Dirceu de Oliveira Costa e diversos produtores rurais.

De acordo com a secretária da SADEMA, Lourdes Miriam, o Dia de Campo tem como objetivo reunir todos os atores envolvidos durante a execução do projeto para divulgação dos resultados finais e uma confraternização.

O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Luz com o apoio técnico e financeiro da ANA - Agência Nacional de Águas, através de contrato de repasse com a Caixa Econômica Federal.

O Projeto Produtor de Água na Microbacia do Córrego da Velha tem como objetivo, entre outras coisas, propiciar o aumento da oferta e melhora na qualidade da água do Córrego da Velha, além de sensibilizar e mobilizar os produtores rurais e consumidores de água, sobre a importância de seu uso de forma racional.

As ações no Córrego da Velha tiveram início em maio/2017 e o término ocorreu em outubro/2019, com um investimento de aproximadamente R$ 700 mil.

Durante os dois anos foram feitas várias ações buscando a conservação de água e solo, a recuperação de matas ciliares através da construção de bacias de contenção de águas pluviais (barraginhas) e cercas em áreas de Reserva Legal (RL) e áreas de preservação permanente (APP), além da mobilização social através da educação ambiental informativa e participativa.

“O diferencial desse projeto é o PSA – Pagamento por Serviços Ambientais, que tem como objetivo principal conceder incentivo econômico a proprietários ou possuidores de imóveis rurais que possuam áreas naturais capazes de fornecer serviços ambientais”, ressalta Lourdes Míriam.

A Cerimonia

A Cerimonia de encerramento do projeto aconteceu no Parque de Exposições “Zé Carolina” onde aconteceu uma programação bastante variada.

Alunos do Colégio São Rafael, fizeram uma apresentação teatral sobre a vida no campo:

Aos produtores rurais aconteceu o pagamento simbólico do PSA e homenagens para os participantes do programa.

Recebimento simbólico do PSA:

Sr. Carlos Paulinelli Rabelo, Fazenda Coqueiros, Sra. Tânia Paulinelli Bahia, Fazenda Santa Cecília e o Sr. Tiago Augusto Pereira Basílio, Fazenda Três Pontes, na foto sendo representado:

Homenagens:

Uma sensibilização social em prol da cooperação para a importância da gestão integrada de bacias hidrográficas, em benefício de toda a espécie humana, os produtores rurais que se tornaram parceiros do programa “Produtor de Água do Córrego da Velha”, serão reconhecidos através de uma placa de homenagem pela Administração Municipal como forma de agradecimento aos mesmos, ressaltando que fizeram a opção pela construção de um futuro mais sustentável para o nosso planeta.

Receberam as homenagens:

Sr. Antônio Basílio Paulinelli, Fazenda Roraima.

Sr. Bruno Paolinelli Macedo, Fazenda Macaúbas.

Sra. Maria Cecília Bahia Paulinelli, Estância Ourofino Agronegócios Ltda:

Sr. Dalnio Basílio Paulinelli, Fazenda Roraima:

Sr. Carlos Paulinelli Rabelo, Fazenda Coqueiros;

Sr. Fabiano Cardoso Necci, Fazenda Águas Claras:

Sra. Gilcélia Resende, Fazenda Barreirinho (Representada):

Sra. Ivany Caetano Carvalho Junqueira, Fazenda Usina;

Sra. Kênia Gonçalves Ribeiro Bahia, Fazenda Santa Cecília;

Sra. Leslie Caetano Paolinelli De Carvalho, Fazenda Santana:

Sr. Marcelo Resende, Fazenda Barreirinho:

Sra. Maria Divina Pereira, Fazenda Camargos e Patrimônio;

Sra. Maria de Fátima Ghader, Fazenda Primavera (representada):

Sra. Márcia Basílio Paulinelli, Fazenda Roraima:

Sra. Marisa Basílio Paulinelli Costa, Fazenda Roraima:

Sr. Sebastião Orozimbo da Silva, Fazenda Camargos;

Sra. Tânia Paulinelli Bahia, Fazenda Santa Cecília:

Sr. Tiago Augusto Pereira Basílio, Fazenda Três Pontes (representado):