29/10/2019 - Prefeitura e o Hospital das Clínicas da UFMG vão realizar "Mutirão da Saúde da Pessoa Idosa" em Luz

A Prefeitura de Luz, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Geriatria e Gerontologia do Hospital das Clínicas da UFMG, promovem no sábado, dia 9 de novembro, o Mutirão da Saúde dos Idosos.

Serão feitas avaliações especializadas da saúde dos idosos pelos profissionais da geriatria e gerontologia para todas pessoas com 60 anos ou mais.

As avaliações serão organizadas por ordem de chegada, no Projeto Educacional Padre Parreiras, no Bem Viver, na R. Antônio Gomes de Macedo, 980, de 8 às 16 horas e será totalmente gratuito.

Em caso de idosos acamados, o cuidador deverá comparecer para que seja feita avaliação indireta e elaboração de um plano de cuidados.

Os interessados deverão apresentar o cartão SUS e a sua receita médica atual.

A equipe do Núcleo de Geriatria e Gerontologia do Hospital das Clínicas da UFMG que estará presente em Luz, será formada por: 9 médicos, 4 enfermeiros, 2 fisioterapeutas, 2 farmacêuticos, 2 terapeutas ocupacionais e 1 fonoaudióloga.

As avaliações dos pacientes acontecerão em conjunto com as equipes de saúde de Luz e, serão avaliados problemas e sintomas como: Esquecimento, tonteiras, depressão, polifarmácia, quedas frequentes, dificuldade de marcha, incontinência urinária, fragilidade, engasgo, emagrecimento, fraqueza, insônia, sobrecarga do cuidador, entre outros.

Para o médico do Hospital das Clínicas, o luzense Dr. Jáder Freitas Maciel Garcia de Carvalho, especialista na área e um dos idealizadores e organizador do Mutirão, a presença dos profissionais da área da saúde de Luz é de suma importância:

“Acredito que um dos pontos mais positivos irá ser o intercâmbio nosso com os profissionais do município, para criar uma cultura de saúde do idoso em Luz, que seja sustentável. Tenho certeza que esse mutirão vá fazer diferença na vida dos idosos que comparecerem.” Completou Dr. Jáder.

A presença de todas as pessoas idosas de Luz é importante, mesmo aquelas que não apresentarem nenhum sintoma, pois serão fornecidas informações e discutidas metas de prevenção de doenças e promoção do envelhecimento saudável.

Todos estão convidados para palestras ministradas pela equipe, com os temas: “O idoso no Pronto Atendimento”, “Cuidados Paliativos”, “Envelhecimento saudável” e “Cuidando do idoso com Demência de Alzheimer”. As palestras acontecerão durante a parte da tarde, no sábado 09/11.

A Secretária Municipal de Saúde, Simone Zanardi, informou que a Prefeitura aderiu de imediato à ideia do mutirão do idoso, por entender que em Luz, como em todo o Brasil, existe a demanda crescente:

“O envelhecimento é uma das conquistas da nossa geração. Nossa população está envelhecendo e a expectativa de vida aumentando, desta forma precisamos capacitar nossos profissionais e oferecer atendimento especializado na área!”. Disse a secretária.

O Prefeito Aílton Duarte falou sobre a realização de mais essa ação em prol da saúde luzense:

“A Administração Municipal prioriza de forma ostensiva à saúde em Luz desde o início de nosso mandato, uma ação de grande envergadura, partindo de um filho de nossa terra, Dr. Jáder, que irá beneficiar essa grande parte da nossa população, com certeza terá total apoio da nossa Secretaria de Saúde”. Enfatizou o Prefeito.

Como parte das ações programadas para o Mutirão da Saúde do Idoso, na sexta-feira, dia 8/11, véspera do evento, acontecerão palestras com os profissionais da área da Saúde em Luz, com temas relevantes na capacitação dos profissionais e cuidadores que participam da atenção à pessoa idosa.

Prefeitura de Luz - Sua Saúde - Nosso Investimento

PREVISÃO DO TEMPO
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
SERVIÇOS ONLINE
REDES SOCIAIS
RECEBA NOVIDADES DA PREFEITURA
Insira seus dados abaixo para receber informativos sobre o que acontece em nossa Gestão:
Prefeitura Municipal de Luz
Av. Laerton Paulinelli, 153
Monsenhor Parreiras - 35595-000 - Luz/MG
Todo material publicado neste website poderá ser distribuído
gratuitamente perante notificação prévia no e-mail:
comunicacao@luz.mg.gov.br
Administração 2017-2020
Desenvolvimento: iSoluçõesWEB