03/10/2019 - Secretaria Municipal de Saúde promove Encontro de Gestantes

A chegada de um filho é um momento mágico na vida da mulher, por isso, se preparar para o nascimento é algo imprescindível. 

Com o objetivo de levar orientações sobre o tema, a Prefeitura de Luz, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira (2/10), a partir das 18h30min, no Centro Cultural Maestro José Botinha Maciel - Cinelux, o Encontro de Gestantes.

Tendo como temas: “Cuidados para um Pré-Natal saudável – trabalho de parto e parto;” e “Amamentação e cuidados com o Recém-Nascido”, a palestra foi ministrada pelo médico obstetra, Dr. Osmany Alberto Silva Filgueira. 

O curso foi organizado pelas equipes dos PSF 3 e PSF 4.

Durante o encontro, Dr. Osmany falou sobre o pré-natal e os cuidados importantes para uma gestação saudável. 

Ele ainda explicou o que é preciso saber sobre trabalho de parto, aproveitando o momento para dar informações sobre o parto normal e parto cesariana.

De acordo com a secretária de saúde, Sra. Simone Zanardi, o objetivo do evento foi promover a troca de informações sobre os principais assuntos que interessam às mães, e a iniciativa faz parte do Projeto da Prefeitura, que visa reduzir as altas taxas de intervenções desnecessárias no país e desmistificar o parto normal.



“A intenção do curso é orientar as futuras mamães sobre os cuidados que elas devem tomar durante a gestação, para que elas possam curtir este momento mágico de forma tranquila, garantindo saúde para os seus filhos”
, explica a secretária municipal de saúde, Simone Zanardi.

Benefícios da amamentação

O médico falou também que o leite humano possui uma composição nutricional balanceada em termos de proteínas, carboidratos e gorduras, o que garante desenvolvimento adequado do recém-nascido. 

“Auxilia no desenvolvimento neurológico e no fortalecimento do sistema imunológico, além de reforçar o vínculo afetivo”, aponta.

O aleitamento deve ser realizado em livre demanda, isto é, sem horários pré-estabelecidos. “O leite inicial tem composição predominantemente hídrica, já o leite posterior concentra as gorduras necessárias para satisfação e nutrição do bebê, portanto a amamentação deve ser realizada na mesma mama até que ela esvazie para depois intercalar com a outra. O intervalo máximo entre as mamadas é de quatro horas”, orienta.

Prefeitura de Luz - Sua Saúde - Nosso Investimento

Clique na miniatura para ampliar as imagens

PREVISÃO DO TEMPO
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
SERVIÇOS ONLINE
REDES SOCIAIS
RECEBA NOVIDADES DA PREFEITURA
Insira seus dados abaixo para receber informativos sobre o que acontece em nossa Gestão:
Prefeitura Municipal de Luz
Av. Laerton Paulinelli, 153
Monsenhor Parreiras - 35595-000 - Luz/MG
Todo material publicado neste website poderá ser distribuído
gratuitamente perante notificação prévia no e-mail:
comunicacao@luz.mg.gov.br
Administração 2017-2020
Desenvolvimento: iSoluçõesWEB