03/10/2019 - Secretaria Municipal de Saúde promove Encontro de Gestantes

A chegada de um filho é um momento mágico na vida da mulher, por isso, se preparar para o nascimento é algo imprescindível.

Com o objetivo de levar orientações sobre o tema, a Prefeitura de Luz, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira (2/10), a partir das 18h30min, no Centro Cultural Maestro José Botinha Maciel - Cinelux, o Encontro de Gestantes.

Tendo como temas: “Cuidados para um Pré-Natal saudável – trabalho de parto e parto;” e “Amamentação e cuidados com o Recém-Nascido”, a palestra foi ministrada pelo médico obstetra, Dr. Osmany Alberto Silva Filgueira.

O curso foi organizado pelas equipes dos PSF 3 e PSF 4.

Durante o encontro, Dr. Osmany falou sobre o pré-natal e os cuidados importantes para uma gestação saudável.

Ele ainda explicou o que é preciso saber sobre trabalho de parto, aproveitando o momento para dar informações sobre o parto normal e parto cesariana.

De acordo com a secretária de saúde, Sra. Simone Zanardi, o objetivo do evento foi promover a troca de informações sobre os principais assuntos que interessam às mães, e a iniciativa faz parte do Projeto da Prefeitura, que visa reduzir as altas taxas de intervenções desnecessárias no país e desmistificar o parto normal.

“A intenção do curso é orientar as futuras mamães sobre os cuidados que elas devem tomar durante a gestação, para que elas possam curtir este momento mágico de forma tranquila, garantindo saúde para os seus filhos”
, explica a secretária municipal de saúde, Simone Zanardi.

Benefícios da amamentação

O médico falou também que o leite humano possui uma composição nutricional balanceada em termos de proteínas, carboidratos e gorduras, o que garante desenvolvimento adequado do recém-nascido.

“Auxilia no desenvolvimento neurológico e no fortalecimento do sistema imunológico, além de reforçar o vínculo afetivo”, aponta.

O aleitamento deve ser realizado em livre demanda, isto é, sem horários pré-estabelecidos. “O leite inicial tem composição predominantemente hídrica, já o leite posterior concentra as gorduras necessárias para satisfação e nutrição do bebê, portanto a amamentação deve ser realizada na mesma mama até que ela esvazie para depois intercalar com a outra. O intervalo máximo entre as mamadas é de quatro horas”, orienta.

Prefeitura de Luz - Sua Saúde - Nosso Investimento

Clique na miniatura para ampliar as imagens