24/09/2019 - Em reunião realizada hoje IBGE inicia preparativos para o Censo Demográfico 2020 em Luz

Aconteceu hoje pela manhã no Centro Administrativo Municipal, reunião com os Técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com representantes do poder público e da sociedade civil organizada de Luz, para introduzir as primeiras ações e o início do processo de organização do Censo Demográfico Brasileiro de 2020, marcado para ser realizado entre agosto e outubro.

Durante as reuniões, técnicos apresentaram os dados censitários levantados no último censo, ocorrido em 2010. Também falaram sobre a estimativa recente divulgada pelo IBGE onde consta que Luz tem pouco mais de 18 mil habitantes.

Segundo o IBGE, é de suma importância que se faça reuniões de planejamento nos municípios, porque há particularidades locais que só os habitantes e membros da sociedade e dos governos municipais dominam e conhecem.

Ainda segundo o órgão de pesquisa, tais particularidades, além de serem importantes para o desenvolvimento da estratégia do trabalho a ser implantado, servem para nortear e orientar os agentes de campo, quando do início dos trabalhos de recenseamento.

O site do IBGE antecipa que devem ser apresentadas antecipadamente as necessidades básicas que o órgão terá para levar os trabalhos adiante.

Neste quesito, alerta que é importante e necessária a parceria com o poder público municipal, no que diz respeito à cessão de espaço, segurança e infraestrutura básica para a realização dos trabalhos.

De acordo com o IBGE, as primeiras ações se darão já em janeiro de 2020, quando serão contratados os coordenadores e encarregados dos agentes do Censo. As contratações dos agentes censitários devem ocorrer apenas em julho: aproximadamente um mês antes do início do Censo 2020, para efeito de treinamento.

Segundo o Vice-Prefeito Antonio Carlos Xavier, o espaço solicitado já está sendo avaliado e deverá receber as melhorias para melhor atender às necessidades do IBGE.

Censo demográfico

O Censo é importante para que o Governo Federal saiba quantos habitantes existem no território nacional; suas características, necessidades e problemas enfrentados. Tem ainda extrema importância para os gestores municipais que, baseado nele, pode desenvolver projetos e políticas públicas mais condizentes com o perfil e com as principais necessidades da sua população.

O Censo está também por trás dos estudos que definem os valores de repasse de recurso do Governo Federal aos municípios, que tem como base a sua proporcionalidade demográfica.

Recenseador

O cargo de recenseador é um dos mais esperados e exige que o candidato tenha nível Fundamental de formação, sendo que deverão ser disponibilizadas 196 mil vagas.

Para o Censo Demográfico 2020 o IBGE está autorizado a contratar 234.416 vagas temporárias que serão distribuídas por todos os municípios brasileiros.